Sua carreira estagnou? Planeje novos passos

Com a aproximação do final do ano, há uma tendência em rever a vida, como por exemplo:  os projetos que executamos, aqueles que ainda não executamos, e nos questionamos se ainda conseguiremos realiza-los neste ano?
Muitas dúvidas nos cercam neste momento, causando muitas vezes uma angustia. Essa angustia traduz: o que estou fazendo com a minha vida?
Hora de revisão: correr atrás, ainda há 1 mês ou vou ver o que será do próximo ano!
Independente da sua escolha: correr atrás ou esperar o próximo ano. Você pode e deve iniciar o planejamento que será executado, isso em todos os campos da sua vida: Sentimental, financeira, educacional, saúde e Carreira.
Hoje relatarei sobre a carreira.
Depois de meses seguidos de um ano tumultuado, desemprego acelerado, crise econômica no país, redução de despesas, entre outros.
Muitos profissionais driblaram todos esses acontecimentos partindo para empreendimento próprio, revendo seus dons, outros que mantiveram seus cargos, tiveram que buscar mais qualificações para poder mantê-los. No entanto, tudo isto que aconteceu foi de ação – reação daquilo que o mercado estava impondo. Mas até quando dá para viver apenas reagindo?
Final de ano, férias! Você terá um tempo maior para fazer um planejamento do que realmente busca para sua carreira no próximo ano, e não mais apenas reagir ao mercado.
Você está trabalhando e deseja manter o seu emprego? Se a sua resposta for sim! Então, você deverá pensar o que é necessário para você manter este emprego.
• Tenho concorrentes a minha altura?
• Meu salário está compatível com o mercado?
• O que meu gestor pensara sobre o meu desempenho, caso ele precise enxugar gastos?
• Preciso fazer algum curso para mostrar a empresa que continuo me desenvolvendo?
• Tenho uma boa relação interpessoal com meus colegas?
Carreira é algo subjetivo e cada sujeito entendem conforme sua experiência de vida. Grandes profissionais quando pensam em carreira, pensam no que vem junto com ela. Posição financeira, status, qualidade de vida.
Porém, para alcançar a tão desejada carreira é necessário ter
• Foco – Quais são suas metas tangíveis? É saber aonde você quer chegar
• Planejamento – crie estratégias: o que devo fazer; como devo fazer e porque devo fazer (desta maneira você estará validando seu foco.
• Desenvolvimento contínuo – devo buscar mais cursos, pós, congressos, coaching – o que eu preciso fazer para melhorar meus pontos fracos e realçar meus pontos fortes, quais são suas habilidades?
• Resiliência – ser flexível diante dos obstáculos e rever o planejamento
• Persistência – não desistir na primeira pedra, aprender a contornar. Revisar o que já executou e levantar novos desafios
• Revisão constante do seu planejamento – é o feedback – esta analise serve como guia para reforçar o os pontos fortes e eliminar os fracos. Estabeleça datas no seu planejamento e acompanhe a execução daquilo que você mesmo se propôs.
Definir qual a sua meta é o primeiro passo de todos. Faça dos seus sonhos um objetivo
Ter um foco bem definido fará com que você siga seu planejamento, só chegará aonde você quer se você souber como chegar.