Taoismo e Yin Yang

Taoismo ou TAO é uma tradição ancestral. O Propósito é a integração harmônica com a natureza. Entrar em um estado de integração harmônica com o Céu, a Terra, os seres, as circunstâncias e com si mesmo. Para isso é preciso observar a natureza, observar os processos naturais de onde vivemos.

Tudo está em constante transformações através de padrões cíclicos, onde todos os seres estão submetidos. Todos movimentos de mudanças seguem o curso de duas grandes forças, que compões todos os seres, forças e fenômenos: Yin e Yang.

Yin Yang – Frio, quente; escuro, claro; interno, externo; um lado que se oculta, outro que se mostra. As ondas do mar que vão e vem, a montanha que cresce em direção ao céu e o vale que desce em direção a terra. Crescer e diminuir, tudo tem um lado interno, outro externo, um aspecto que é visível, outro que é oculto, misterioso.

A partir dessa observação da natureza os taoistas foram desenvolvendo uma visão de mundo que fundamentam o pensamento de como as coisas funcionam, de como é a dinâmica que rege esse mundo de interações e a razão da nossa existência.

Mas isso tudo só ganha sentido real quando praticamos. É preciso equilibrar o yin e yang no corpo para experimentar a existência, experimentar o que é estar vivo com saúde e em harmonia com a natureza das coisas.

Existem técnicas taoistas para reequilibrar o yin yang:

Medicina Chinesa – A natureza está em constante mudanças em um equilíbrio dinâmico. As técnicas atuam para nos manter em harmonia com o ambiente em que vivemos, para equilibrar o yin yang do nosso corpo com o yin yang do mundo: Acupuntura, fitoterapia, alimentação, Qi Gong (exercícios que combinam movimento, respiração e meditação), massagens, ventosaterapia, moxabustão, todas as práticas de cura da Medicina Chinesa.

Oráculos –Yang é o visível, yin o invisível. É preciso equilibrar o yin e yang.

Para entrar em harmonia com a circunstância que estou vivendo é preciso entrar em harmonia com o que é visível e invisível. Através da nossa consciência e informações do oráculo, trilhamos de forma mais harmônica a caminhada.

Astrologia – Mostra qual influência invisível e misteriosa está interferindo e participando da nossa vida e nos processos de transformação e desenvolvimento.

Entre as técnicas taoistas estão as Artes Marciais e o Feng shui. Como também as práticas de meditação e rituais para entrar em harmonia com o visível e invisível.

Três livros fundamentais do estudo taoista: I Ching, Tao Te Ching e Nan Hua Ching.

Aplicando a dinâmica do yin yang em nossas interações e relações, encontramos o caminho de transformação,  felicidade e realização.

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.