23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Teatro ensina e debate cidadania com alunos da rede estadual

Alunos das escolas estaduais do Paraná vão assistir à peça “Um jeito simples de entender seus direitos” da Cia. dos Palhaços, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná. O espetáculo adapta o conteúdo da cartilha João Cidadão, projeto do Conselho Nacional do Ministério Público voltado a incentivar o exercício da cidadania, especialmente entre jovens.
Após a apresentação a plateia receberá cópias da cartilha. Mais de 6 mil alunos do último ano dos ensinos fundamental e médio vão participar.

“Os estudantes são agentes de transformação da realidade. Por isso, é importante a formação de uma juventude cidadã, comprometida e responsável, que possa contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente melhor e mais justa”, afirma o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.
“A Secretaria da Educação trabalha conteúdos como a cidadania e o respeito às diferenças de forma interdisciplinar nas escolas. Iniciativas como esta do Ministério Público são importantes por abordar os temas fora da sala de aula, de maneira criativa e lúdica”, explica a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres.

A estreia, marcada para 29 de agosto, às 20 horas, no grande auditório do Teatro Guaíra, será aberta à população, com entrada gratuita. As sessões para alunos vão acontecer nos turnos da manhã e da tarde, também no dia 29, e em 31 de agosto e 06 de setembro.

PROJETO – Lançado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em 2015, o projeto João Cidadão traz ao debate temas diversos, como o combate à corrupção, o direito à educação e à saúde, a inclusão social, o estado democrático de direito e a liberdade de expressão, entre outros.
Como o foco são adolescentes e jovens, a linguagem adotada é leve e divertida, ainda que crítica. A cartilha do projeto, por exemplo, distribuída em escolas, é toda inspirada em quadrinhos (mangá). “Neste contexto, pensamos que o teatro seria um recurso excelente para atingir nosso público, pois é uma forma de arte que soma a questão do entretenimento à reflexão”, destaca o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, coordenador do projeto no Ministério Público do Paraná.

PARCEIROS – O teatro do João Cidadão conta com patrocínio da Sanepar, Copel, Itaipu Binacional e do Grupo Positivo. A iniciativa tem ainda apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, das secretarias estaduais da Cultura e da Educação, da Fundação Escola do Ministério Público, Gazeta do Povo, Fundação Pedro Jorge, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fecomércio e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná.

Serviço:
Um jeito simples de entender seus direitos
Peça teatral inspirada no projeto João Cidadão, com a Cia. dos Palhaços
Terça-feira, 29 de agosto, às 20 horas
Grande auditório do Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba
Entrada livre. Não é necessário apresentar ingresso

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS