Tecpar apoia empresas para novos produtos, processos e serviços

Pequenas e médias empresas que buscam executar projetos engavetados por falta de tempo e de recurso podem contar com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para transformar ideias em novos produtos, processos e serviços. O Tecpar Informação é a unidade de negócios do instituto que pode funcionar como um escritório terceirizado de gestão de projetos para essas organizações.

A unidade alia as competências do Tecpar em várias áreas para colocar à disposição do mercado uma equipe capacitada e ferramentas de negócio voltadas à concepção, ao desenvolvimento e à construção do primeiro protótipo.

De acordo com Rogerio Oliveira, gerente do Tecpar Informação, muitas pequenas e médias empresas não dispõem de equipes voltadas para a gestão de projetos e, por isso, muitas ideias não chegam a sair do papel. “Temos as competências necessárias para receber a ideia do empresário, validá-la para na sequência desenvolvermos um bom projeto que resulte em um protótipo aplicável ao mercado”, salienta.

Várias unidades do Tecpar trabalham em conjunto para ajudar o empresário, como os laboratórios dos Centros de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, de Tecnologia de Materiais e de Medições e Validação; o Tecpar Informação; o Tecpar Educação; Tecpar Certificação, a Incubadora Tecnológica e a Agência Tecpar de Inovação.

Oliveira informa ainda que dependendo do potencial de inovação do projeto proposto, posteriormente a empresa poderá submeter o projeto a uma banca de especialistas e concorrer a uma das vagas disponíveis na Incubadora Tecnológica do Tecpar, a Intec”.

O empresário interessado em conhecer as soluções do Tecpar na área de gestão de projetos pode procurar o Tecpar Informação sem compromisso, pelo site everest5.tecpar.br\informa\web.

TECPAR – Com 76 anos de atividades, o Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de medicamentos biológicos, que serão produzidos nos próximos anos. Além disso, o Tecpar atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.