24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Tecpar garante qualidade de produtos médicos e odontológicos

Quando alguém vai coletar sangue para exames ou fazer um procedimento no dentista, nem imagina que todos aqueles equipamentos tiveram que ser desenvolvidos, avaliados e certificados para chegar até as clínicas. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma das instituições que desenvolve e faz ensaios –

O Centro de Tecnologia de Materiais é a unidade do Tecpar que presta esses serviços. Para chegar ao mercado, os produtos odontológicos e hospitalares precisam atender legislações específicas de cada material, explica o gerente do centro, Marco Antonio Netzel. “Nossos laboratórios fazem então ensaios para conferir se os produtos que são comercializados pelas empresas atendem os requisitos normativos e, se não atendem, quais soluções tecnológicas são necessárias para que o produto esteja em conformidade”, afirma.

Após a avaliações técnicas, feitas por especialistas na área, relatórios são enviados aos empresários, atestando a qualidade ou propondo melhorias de processo e produto para o atendimento das normas, especificações e legislações, salienta Netzel. “Dessa forma, os produtos chegam aos hospitais e clínicas odontológicas com qualidade adequada para cada aplicação e para utilização dos pacientes”, ressalta o gerente do centro. Entre os materiais da área médico-odonto-hospitalar que são avaliados pelo Tecpar estão, por exemplo, seringas, agulhas, cateteres, escalpes e equipos de infusão e transfusão.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, lembra que o instituto tem uma moderna infraestrutura de laboratórios e especialistas em diversos ramos que atendem os empresários para garantir a qualidade dos produtos ou ainda para inovar.

“Utilizamos ferramentas tecnológicas e ensaios laboratoriais para oferecer as melhores soluções aos empresários. Nossa equipe tem competência multifuncional para avaliar se as tecnologias utilizadas pelas empresas atendem os requisitos e normativas e dessa forma atestamos sua qualidade”, ressalta.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS – Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

O Centro de Tecnologia de Materiais, por sua vez, tem foco no atendimento de empresas nos segmentos de cadeia produtiva de materiais metálicos, poliméricos, médico-odonto-hospitalares, de sinalização viária, energias e madeiras e móveis.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS