Tendinite nas Mãos e Punhos

A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são a estrutura que liga os músculos aos ossos, causando dor localizada, dificuldade em movimentar o membro afetado e pode haver um leve inchaço no local.

A tendinite pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ela é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos. Hoje abordaremos a mais frequente delas, a tendinite de punhos.

O uso excessivo e movimentos repetidos podem ser os causadores da tendinite.

Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns, que podem indicar inflamação nos tendões das mãos e punhos são:
• Dor localizada e fraqueza como dificuldade para segurar um copo cheio de água.
• Dor ao fazer o movimento de rotação com as mãos como ao abrir a maçaneta da porta ou abrir uma torneira.
• Dores nos punhos mesmo em pequenos e leves movimentos.

Qualquer indivíduo que tenha um trabalho onde faça esforço repetitivo ou trabalho repetitivo, com as mãos, pode desenvolver uma tendinite no punho. Algumas situações que favorecem sua instalação são professores, pintores, indivíduos que trabalham muito tempo com as mãos como aqueles que fazem peças de artesanato, digitadores e outros trabalhos manuais.

Tratamento
O tratamento pode ser feito com sessões de fisioterapia, para aliviar a dor e o desconforto, combatendo a inflamação, melhorando a movimentação das mãos e a qualidade de vida da pessoa. As sessões devem, preferencialmente, ser realizadas diariamente, para combater os sintomas e curar a tendinite mais rápido.

É importante evitar o desgaste da articulação e preservar os tendões, dando o descanso necessário, por isso sempre que possível evite forçar os músculos e diminua a atividade repetitiva, veja a possibilidade de se afastar da atividade que está causando o problema.

Às vezes a tendinite do punho tem outras influências, como acometimento de alterações em todo o braço, ombro e pescoço, se esse for o caso, só um profissional experiente poderá avaliar, e aí é preciso tratar essas regiões também, para que a recuperação seja completa.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças