24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Transporte Coletivo: Greca anuncia que preço da passagem de ônibus será mantido em 2018

O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta sexta-feira (2/3), que o preço da passagem de ônibus não vai subir neste ano. O valor da tarifa do transporte coletivo da Rede Integrada de Transporte de Curitiba será mantido em R$ 4,25, o mesmo de 2017.

“O sacrifício foi feito ano passado, quando tivemos que reajustar a tarifa de ônibus, mantendo a tarifa técnica menor do que o valor pago pelos passageiros. Neste ano não tem aumento”, explicou o prefeito.

“A tarifa ficará estável, desde que não dê prejuízo ao sistema. Vamos buscar a eficiência da gestão compartilhada para combater a evasão de passageiros, que impacta na arrecadação”, completou Greca.

A decisão foi tomada no mesmo momento em que, tradicionalmente, a Prefeitura anunciava o reajuste anual da tarifa.

 

[ads1]

 

O prefeito explicou que o recurso que os usuários pagaram a mais foi provisionado para o Fundo do Transporte Público (Fundo de Urbanização de Curitiba – FUC). “Com ele, foi possível prover a compra da nossa frota, que estava parada desde 2013”, explicou Greca.

O anúncio que a tarifa do transporte não terá aumento foi feito ao lado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, do presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Mauricio Gulim, do diretor executivo do sindicato, Luiz Alberto Lenz César, da procuradora do Município, Vanessa Volpi, e da primeira-dama Margarita Sansone.

Na reunião os representantes do Setransp apresentaram ao prefeito a programação para a aquisição de novos ônibus em 2018. Até o aniversário de Curitiba, comemorado dia 29 de março, serão 25 novos biarticulados.

Até o fim de abril serão mais 39, outros 38 entre julho e agosto e mais 38 veículos em outubro, totalizando 150 ônibus novos ao longo do ano, já que os dez primeiros ônibus já foram entregues. Os dirigentes do sindicato das empresas confirmaram que, mesmo não havendo reajuste da tarifa para a população, haverá o reajuste dos salários dos motoristas e cobradores.

Tecnologia

Os ônibus novos têm tecnologia inédita. Eles já vêm com câmeras, recurso que oferece mais segurança aos usuários do transporte coletivo, permitem o controle prévio da velocidade, ou seja, a velocidade praticada ao longo do trajeto é programada, e têm motor Euro 5.

O presidente da Setransp, Mauricio Gulim, afirmou que as empresas têm trabalhado em parceria com a Urbs. “Queremos que a população tenha conforto e segurança. Na renovação da frota, todos os ônibus terão câmeras”, disse o empresário.

 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS