Vai dirigir? Não dê Carona para O Sono!

Neste período de férias escolares e de festas de fim de ano é essencial alertar para um assunto com enormes repercussões para as famílias: acidentes de trânsito por sonolência e fadiga.

Já se sabe que dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito do álcool, porque diminuiu a atenção, lentifica os reflexos e a resposta aos estímulos! Estima-se que até 50% dos acidentes de trânsito sejam relacionados com a sonolência excessiva. Uma tragédia!

Estudo americano revelou que são três os grupos de condutores que mais se envolvem em acidentes devido ao cansaço/sono: homens com menos de 29 anos, profissionais com turno de trabalho prolongado ou horários irregulares e pessoas com apneia do sono ou narcolepsia (distúrbio do sono, caracterizado por sonolência excessiva, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite). Ou seja, quem ronca a maior parte das noites e tem pausas na respiração (apneia) apresenta uma qualidade de sono extremamente ruim, o que justifica a sonolência excessiva durante o dia (entre outras consequências). E muitos passam anos sem um diagnóstico e tratamentos corretos.

Atentos a estes riscos, uma determinação do CONTRAN, desde 2008, determina ao médico do tráfego examinador que vete ou suspenda temporariamente a carteira de motorista das categorias C, D, E daqueles com evidências de distúrbios de sono, até uma investigação médica mais aprofundada.

O corpo sinaliza a chegada do sono, mas muitas vezes os indícios não são levados a sério. Negar o cansaço é o primeiro deles. Por isso, a conscientização é o primeiro passo para minimizar os riscos. A dificuldade em se manter alerta, os bocejos seguidos, a sensação de olhos com areia e pesados e piscar com frequência são outros sintomas de sonolência.

Em casos de viagens longas, recomenda-se que o motorista faça paradas a cada 4 horas de 10 a 15 minutos – ou a cada 150 km percorridos; mas em caso de trânsito pesado e congestionado, a dica é que essa parada seja antecipada e feita em período de 2 horas, já que o estresse e cansaço são potencializados nestas condições.

Os períodos em que a sonolência é mais acentuada são aqueles que coincidem com o declínio da temperatura corporal, ou seja, entre 12:30 até 15horas e de 3h30m da manhã até 6h, sendo que este último intervalo é o mais crítico.

As lesões e mortes no trânsito são responsáveis por consideráveis perdas econômicas às vítimas, suas famílias e aos países em geral. Essas perdas decorrem dos custos com tratamentos (incluindo reabilitação e investigação do acidente), bem como da redução/perda de produtividade. E a sonolência excessiva é uma causa evitável e deve ser debatida sempre!