16.9 C
Curitiba
quarta-feira, 17 abril 2024

Vale do Pinhão

Mais de 200 empreendedores, estudantes, investidores e entusiastas participaram do encerramento do Epifania Startup PR #3, programa de pré-aceleração de startups do Sebrae, na noite de terça-feira (29/8), na cobertura do Engenho da Inovação, no Rebouças.

O evento foi uma parceria do Sebrae, com a Aldeia Coworking e o Vale do Pinhão. Na plateia de empreendedores, estudantes e entusiastas também estavam “investidores anjos”, pessoas que buscam novos negócios para investir capital. No formato de pitch, curta apresentação de no máximo cinco minutos de duração, cada representante das startups desfeu a proposta para quem quiser conhecer, fazer parte ou investir no negócio. Todo o evento contou com transmissão ao vivo pelo Facebook do Vale do Pinhão.

Durante quatro meses, 20 startups selecionadas tiveram capacitação, acompanhamento, treinamentos e mentoria especializada para desenvolver as ideias e transformá-las em negócios pelo programa que é realizado anualmente pelo Sebrae.  

Uma das startups que mais chamou atenção foi a Human Robotics, que apresentou um robô de assistência e companhia para pessoas idosas. O robô foi desenvolvido em Curitiba pelo engenheiro Olivier Smadja e interage com as pessoas próximas, monitora o ambiente, informa ações previstas como hora de tomar remédios e compromissos, além de se locomover com facilidade pelos espaços com o auxílio de sensores e câmera de alta resolução. Tudo é controlado a distância por aplicativo de smartphone. A proposta da startup é alugar o equipamento para quem queira, mas também há a possibilidade de compra. 

Outra solução que chamou atenção foi a plataforma Realize, que de forma intuitiva promove a organização, planejamento e principalmente a realização das atividades de uma empresa. A plataforma também faz parte do prêmio Empreendedora Curitibana, promovido pela Agência Curitiba para incentivar ideias e negócios promovidos por mulheres. “Estamos felizes com a aceitação e a oportunidade de apresentar o projeto em um evento como este”, disse Morgana Toaldo Guzela, sócia da Realize.

 

As startups apresentadas foram:

Get in Fit, sistema pré-pago para uso de academias e atividades físicas.

TruckHelp, plataforma mobile para localizar peças de caminhão em todo o Brasil.

N2 Ar, metodologia para identificar e comprovar danos ambientais e buscar o ressarcimento.

BioCare, plataforma para conectar pacientes, médicos e remédios.

Triee, plataforma para facilitar a contratação de pessoas de forma inteligente.

Human Robotic, robô inteligente para cuidar de idosos.

Zimobi, plataforma de intermediação de alugueis com validação jurídica.

BestFuel, localiza o melhor preço e qualidade de combustível na sua localização.

Realize, plataforma de organização, planejamento e principalmente realização de tarefas.

Caixa do Bem, clube de assinatura de produtos com objetivo de arrecadação social.

Favo, hortas verticais inteligentes com irrigação automatizada.

Parametriza, plataforma online para facilitar o processo de exportação.

Rango!, plataforma em que você escolhe o que não quer comer e quanto quer pagar.

LavandApp, conecta lavanderias com quem precisa do serviço.

 

Tecnologia

Nesta quarta-feira (30/8) o Engenho da Inovação recebe a palestra TI Meeting sobre Carreira, Tecnologia e Empreendedorismo, com Pedro Pacheco, da empresa James Delivery, Robson Crestani, da P163 Desenvolvimento de Empreendedores, e Mônica Mendes, da OinCoin.

O evento acontece na cobertura do Engenho da Inovação, na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças, e também contará com transmissão ao vivo pela página do Facebook do Vale do Pinhão: https://www.facebook.com/valedopinhaoprefeitura.

 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS