O Engenho da Inovação recebeu na noite desta terça-feira (22/8) a palestra Planejamento Financeiro para a Garantia de Renda. Curitiba, 22/08/2017 Foto: Guilherme Sell

Vale do Pinhão

O Engenho da Inovação recebeu na noite desta terça-feira (22/8) a palestra Planejamento Financeiro para a Garantia de Renda. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o evento proporcionou a análise do mercado financeiro e os principais investimentos e aplicações disponíveis para as pessoas físicas e jurídicas, além de exemplificação de como funciona o fluxo financeiro entre instituições e novas moedas, como o Bitcoin.

O Bitcoin é uma moeda virtual sem intermediação de um banco ou entidade financeira que vem ganhando espaço pela facilidade de transação, mas ao mesmo tempo gera insegurança quanto ao seu valor, que pode variar sem fatores previstos. “O Bitcoin é atrativo, mas é preciso avaliar o uso e os riscos de uma moeda livre, sem regulação oficial. É importante consultar um especialista.”, comentou o palestrante Alan Reinaldin.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional Inovvati, Djoni Schallenberger, seguiu a série de palestra abordando as ações que envolvem os empreendedores de sucesso. A dedicação, empenho, foco e persistência estão na essência de grande parte dos negócios e fazem parte da rotina e do perfil dos empreendedores. “É preciso ter propósito. Faça um planejamento dinâmico das ações e como atingir seus objetivos. Não espere as coisas acontecer, faça com que elas aconteçam. Isso diferencia os investidores em um mercado tão acirrado que estamos”, comenta.

A gestora Soraia Melchioretto veio em busca de informações para investimento e planejamento financeiro pessoal e saiu com uma nova perspectiva sobre o tema. “Vim em busca de investimentos pessoais, mas o encontro foi esclarecedor para entender o mercado financeiro e suas relações. Existem várias oportunidades, é preciso pesquisar e se atualizar com as novas demandas”, comenta.

Outro tema abordado na palestra foram os investimentos comuns hoje no mercado, como caderneta de poupança, Certificado de Depósito Bancário (CDB), previdência privada e fundos de capitalização, seus riscos e vantagens. “O encontro de hoje foi muito importante para levarmos até as pessoas inovações e novas perspectivas do mundo dos investimentos. Conseguimos abordar e interagir com o público explicando os investimentos mais comuns e as alternativas existentes no mercado. Essa abertura que a Prefeitura e o Vale do Pinhão proporcionam é importante para democratizar o acesso as informações”, comentou o palestrante Ladislau Grabas Filho.

Grabas também relatou as principais ações que os investidores iniciantes fazem e nem sempre têm o resultado esperado, como os seguros de vida e pacotes de benefícios oferecidos pelos bancos. “A referência de investimentos não pode se limitar ao gerente do banco, é preciso ampliar esse horizonte, se atualizar, consultar especialistas sobre o assunto”, disse.

Ao final do evento, os presentes fizeram grupos para debater as questões apresentadas nas palestras e desenvolver relacionamento interpessoal.

O próximo evento presencial no Engenho da Inovação e com transmissão ao vivo pelo Facebook será na quarta-feira (30/8), às 19h, com o tema Carreira, Tecnologia e Empreendedorismo, com palestras dos especialistas: Pedro Pacheco, da empresa James Delivery; Robson Crestani, da P163 Desenvolvimento de Empreendedores; e Mônica Mendes, da OinCoin.

Para participar presencialmente é preciso se inscrever no site:http://www.agenciacuritiba.com.br/evento-ti-meeting A transmissão começa às 19h na página https://www.facebook.com/valedopinhaoprefeitura. O Engenho da Inovação fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Cobertura, Rebouças.