23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Vale do Pinhão terá startup de Regeneração Urbana

A primeira startup a ser instalada na sede do Engenho da Inovação (antigo Moinho Rebouças) tem como foco o desenvolvimento de projetos de Regeneração Urbana. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (11/04) ao prefeito Rafael Greca pela empresa Reurb, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“A ideia é reabilitar para revitalizar”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a Reurb vai trabalhar com o Ippuc e a Secretaria do Urbanismo na regeneração urbana na área do Vale do Pinhão, desde o Rebouças até o São Francisco, passando pelo Centro da cidade.
O convênio para o funcionamento da empresa no Engenho da Inovação será firmado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento com a orientação da Procuradoria do Município.  “O próximo passo é definir os termos do convênio e submetê-los a análise jurídica. Uma vez aprovado vamos definir o espaço ser ocupado no Engenho”, explicou Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

A proposta de Regeneração Urbana (RU) foi idealizada pelos professores Orlando Ribeiro (UTFPR) e José Antônio Karan (Opet) e pelo arquiteto Gustavo Pinto. Ela tem por princípio a inserção da chamada RU como ferramenta da Lei de Zoneamento e Uso do Solo, inicialmente aplicável nos bairros do Rebouças, Centro e São Francisco. A Reurb conta com um estudo detalhado da região do Rebouças com foco no potencial de aproveitamento de cada imóvel.
“Não se trata de demolição ou reconstrução. É a conversão de imóveis e de espaços ociosos para a requalificação dessas áreas”, explicou Ribeiro.

“Para dar certo, os espaços da cidade precisam ter gente. O que não tem uso não funciona”, disse Greca, que foi acompanhado na reunião pelo presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert e o secretário do Urbanismo, Marcelo Ferraz César.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS