23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Vestibular de Verão 2017 da UEPG encerra inscrições dia 16

As inscrições para o Vestibular de Verão da UEPG se estendem até a próxima segunda-feira (16). O processo de inscrição ocorre exclusivamente pela internet (http://cps.uepg.br/vestibular) – e o pagamento da taxa pode ser feito até 17 de outubro de 2017, por meio de boleto bancário impresso pelo próprio candidato em agências bancárias, ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

O candidato que se inscrever na condição de treineiro paga a taxa de R$ 105. A participação do candidato na categoria treineiro tem por finalidade exclusiva a experiência no Vestibular e a pontuação obtida não poderá, em hipótese alguma, ser utilizada para realização de Registro Acadêmico e Matrícula, situação que o candidato declara estar ciente no momento da inscrição.

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) faz um alerta em relação ao pagamento da taxa de inscrição. Eventualmente podem ocorrer problemas para o pagamento nas agências da Caixa Econômica Federal, dispositivos móveis e internet banking. Nesse caso, o candidato deve procurar agências ou sistemas de outros bancos ou locais de pagamento por compensação bancária (lotéricas e outros).

NOVIDADES – Como orienta Edson Luis Marchinski, titular da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da UEPG, para se inscrever o primeiro passo é fazer uma leitura atenta do Manual do Candidato, em seguida imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição, respeitando as datas estabelecidas. 

Para 2017, a novidade do Vestibular de Verão é a oferta do Curso de Direito em Telêmaco Borba. O curso dispõe de 50 vagas (noturno) e a aplicação das provas será nos dias 10 e 11 dezembro. As provas do Vestibular de Verão serão realizadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

PROVAS – As provas vestibulares para os 39 cursos da UEPG serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro – e o resultado da primeira chamada terá divulgação até 05 de janeiro de 2018. O Vestibular de Verão oferece 762 vagas, com 50 % das vagas para cotas, distribuídas em 40% para estudantes da escola pública e 10% para negros também alunos da escola pública. Na matrícula e no registro acadêmico, os optantes por cotas devem comprovar a presença como aluno do fundamental e médio (todas as séries) na rede pública de ensino.

No domingo (10 de dezembro), os candidatos participam das provas de conhecimento Gerais e redação; e na segunda-feira (11 de dezembro) das provas vocacionadas. A coordenação da CPS divulga os locais de provas dos candidatos (ensalamento) a partir de 10 de novembro em (cps.uepg.br/vestibular). Os gêneros de produção textual (redação) que serão explorados no vestibular UEPG são carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo.

LIVROS – As obras literárias selecionadas para serem exploradas nas questões de literatura brasileira (provas de língua portuguesa) são Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade), A morte e a Morte de Quincas Berro D’Água (Jorge Amado), Livro sobre Nada (Manoel de Barros), O Filho Eterno (Cristovão Tezza), e O Ovo Apunhalado (Caio Fernando Abreu).

O acesso do candidato ao local das salas de provas somente será permitido mediante apresentação obrigatória do documento oficial de identificação original (não serão aceitas fotocópias, mesmo que autenticadas.

Quando do extravio, furto e roubo recente do documento oficial de identificação, o candidato terá acesso às salas de provas com apresentação do Boletim de Ocorrência Policial (BO) original com registro circunstanciado da ocorrência. Na primeira etapa de provas, o candidato deverá trazer também uma fotocópia do BO correspondente, que será retida por ocasião da identificação dos candidatos, para uso posterior da CPS, ocasião em que o candidato será submetido à identificação datiloscópica e por imagem.

No decorrer do tempo destinado para a realização das provas, será realizada a identificação datiloscópica e coleta de assinatura de todos os candidatos. As digitais coletadas poderão ser enviadas para análise por empresa especializada. Os candidatos só poderão deixar a sala em que estiverem realizando a prova após o término do horário de duração da etapa de prova que estiver sendo realizada.

Cronograma do processo:

10 de dezembro (domingo) – Conhecimentos Gerais (primeira etapa) e Redação (segunda etapa); e 11 de dezembro (segunda-feira) – Vocacionada (terceira etapa). Para as etapas, a abertura ao local de provas ocorre às 14h; e o fechamento às 15h. A aplicação das provas começa às 15h15.

10 de dezembro (domingo) – Divulgação da Prova de Conhecimentos Gerais e do tema da Redação (20h) – cps.uepg.br/vestibular.

11 de dezembro (segunda-feira) – Divulgação das Provas Vocacionadas (20h) – http://cps.uepg.br/vestibular.

12 de dezembro (terça-feira)- Divulgação dos Gabaritos de Respostas cps.uepg.br (17h) – cps.uepg.br/vestibular.

Até 05 de janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados em primeira chamada candidatos concorrentes – http://cps.uepg.br/vestibular.

A partir de 22 de janeiro de 2018 – Registro Acadêmico e Matrícula inicial dos convocados (candidatos concorrentes) em primeira chamada e chamadas complementares – orientações disponíveis no item Registro Acadêmico e Matrícula do Manual do Candidato.

Após o encerramento do período do Registro Acadêmico e Matrícula dos candidatos concorrentes ocorre a divulgação do desempenho individual dos candidatos treineiros em http:// cps.uepg.br/vestibular.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS