Você Sabe Porque Você Está Comendo Suas Emoções?

Você Sabe Porque Você Está Comendo Suas Emoções?

A forma que a gente pensa sobre a vida e a comida é muito importante para identificarmos nossas emoções. Não adianta pararmos de comer pão, doces, tomarmos bebida alcoolica e ficarmos sofrendo por passar vontade.

O que precisamos de fato é aprendermos a gostar e a desgostar de determinados alimentos, isto acontece a partir do momento que criamos consciência sobre eles – os alimentos e principalmente consciência sobre as nossas emoções.

Quando colocamos as nossas expectativas sobre os alimentos, sejam elas expectativas negativas como: tristeza, raiva, angustia, carência ou ainda expectativas positivas como “premiação” ex: tive um dia cansativo, logo: eu mereço uma pizza, um chocolate. Passei no concurso, logo: eu mereço sair para comemorar.

Todas as vezes que reproduzimos este hábito de comer as nossas emoções é porque temos um ganho secundário, é aí que a compulsão alimentar ataca: nos sabotadores.

Vou falar aqui sobre 05 dicas para evitar a compulsão alimentar:

1 – Aprenda a Falar NÃO!

Você precisa primeiramente aprender a dizer SIM para você e NÃO para o que te empurram, seja um favor que te peçam, uma comida que te ofereçam, o que for que você faça para agradar os outros, aprenda que a pessoa que merece ser agradada é VOCÊ!

2 – Fuja de DIETAS RESTRITIVAS

Você precisa mudar seus hábitos, seus pensamentos e suas recompensas diante do alimento, e não viver contando calorias, até quando você acredita que consegue ir contato calorias? A Dieta Restritiva gera ansiedade, que por sua vez leva a compulsão.

3 – Aprenda a lidar com seus sentimentos e expectativas

Você precisa responder para si mesmo: O que está FALTANTO na minha vida? Certamente a resposta não será comida! Então, porque você está preenchendo o seu vazio emocional com alimentos? Olhe para dentro de si mesmo e identifique aquilo que esta te fazendo sofrer, na dúvida, abrace alguém! Somos carentes de afeto e não de alimentos.

4 – Relação afetiva com a comida

Quando somos bebês e choramos, nossas mães nem sabem se estamos com fome e a primeira coisa que elas fazem é nos dar o colo seguido da comida. Trazemos esta referência da infância, que a dor se cura com o colo, e no colo está a comida, por isto preenchemos nossas angustias com comida. Usamos ela para mascarar nossas angustias e ansiedades.

5 – Aprenda a diferença entre FOME, VONTADE de comer e COMPULSÃO

Fome é quando o nosso estomago ronca, estamos fracos e queremos comer qualquer coisa. Vontade de comer – tem nome! Quero comer um chocolate, quero comer uma pizza. Compulsão é quando você abre armários, geladeiras e não sabe o que quer comer, come o salgado quer o doce, come o doce quer o salgado e nada, absolutamente nada te satisfaz. Aprenda a Comer para NUTRIR o seu corpo e não a sua ALMA.

Diretora técnica da Conecta Vitta Clinic, Psicóloga Clínica, Hospitalar e Organizacional, Coach de Emagrecimento e de Relacionamento.