Uma simples observação sobre o modo como as pessoas estão se comportando na cidade já dá para verificar uma tendência de importação de influências do sítio.

E esta mudança de comportamento foi acentuada esta época de pandemia provocada pelo novo vírus chinês, em que a maioria das pessoas têm ficado em casa.

A adoção dos animais pet, notadamente cães, gatos e aves, aumentou vertiginosamente, provavelmente pela necessidade de companhia. O que não deve ocorrer são exageros como animais exóticos, de médio e de grande porte. Há exceções, como: Sagui, Furão, Mini porco, Porquinho-da-índia, Iguana, Chinchila, Arara Canindé, Tigre d’água, Calopsita, Cacatua.

Outra tendência salutar foi o cultivo de plantas, tanto ornamentais quanto as que servem para a alimentação orgânica, como as pequenas hortaliças: hortelã, tomilho, cebolinha verde, cebolinha de todo ano, salsa lisa, radite, rúcula e manjerona. Plantas que exigem adubo, terra fértil e certos cuidados, tais como serem regadas e acondicionadas em vasos adequados. Além disso, devem ser colocadas em locais arejados e ensolarados.

Há imóveis decorados, inclusive com jardim vertical, muitas vezes devido à falta de espaço horizontal. Neste caso de paisagismo, recomenda-se a orientação de pessoal especializado.

As pessoas estão aproveitando para melhorar a qualidade de vida, acrescentando certo requinte culinário com alimentos e bebidas de qualidade. Na falta de lareira, se adaptam, usando aquecedores e ar condicionado. Na falta de churrasqueira de carvão, usam churrasqueiras elétricas.

Em meio aos sons urbanos, os pássaros multicoloridos vão desenvolvendo cenas de rara beleza, ao voarem de árvore em árvore, de telhado em telhado, de muro em muro, até avistarem o muro de uma vizinha, que coloca caprichosamente pequenos vasilhames alternados com água potável e frutas picadas, fazendo a alegria dos mesmos e do observador.

No campo do lazer, nunca se assistiu tantos filmes, shows musicais e lives de artistas famosos e até músicas relaxantes, disponíveis na internet, nos canais pagos e na TV aberta. Mix sertanejo, top sertanejo, músicas mais ticadas, músicas interacionais mais tocadas, louvores e adoração, o melhor do dance, músicas MPB, músicas para ouvir no tralho, música celta, música celta, hinos e canções cívico-militares.

O som do sítio pode ser substituído por gravações das águas, dos cantos dos pássaros e até do galo. O frescor da brisa pode ser fornecido pelo ventilador, circulador ou ar condicionado.

Guardando as devidas proporções, a vida do sítio pode ser copiada na cidade, mas nada se compara à vida no campo, onde você encontra a natureza em sua verdadeira grandeza. Mas, a beleza de certos imóveis é tão interior que já, já estão virando sítio. Do que foi exposto, pode-se afirmar que a cidade está virando sítio.

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR, colunista e palestrante.