Em 1991, quando estava realizando o Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, pela ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) – Santa Maria, RS, parte da elite pensante do país, já se falava em Pujança Nacional, como importante motor do Poder Nacional.

O Poder Nacional é definido como a soma de todos os recursos disponíveis para uma nação em busca dos seus objetivos nacionais.

“Pujança: grande força; vigor, robustez; direito ou poder de agir, de se fazer obedecer; poderio, domínio, grandeza.” (Google).

Pujança é sinônimo de: exuberância, poderio, riqueza, força, robustez, vontade, grandeza, fartura, vigor, domínio (https://www.dicio.com.br/pujanca/)

Para ilustrar, comenta-se algo observado quando estive na função de presidente de CS (Comissão de Seleção do Exército) na região do Alto Uruguai, RS, em 1998. Nas propriedades dos descendentes de italianos, alemães e poloneses havia uma harmoniosa divisão e trabalho no núcleo familiar: enquanto o piá estava na lavoura com o pai, as crianças menores e as meninas ajudavam nas tarefas mais próximas à casa como catar os ovos das galinhas, ordenhar as vacas, cuidar da horta caseira. Isto tudo ajudava na riqueza e prosperidade das famílias do interior gaúcho.

Assistimos a uma exposição verbal do prefeito de Sertãozinho. Além de ter relatado minúcias sobre o município, como recebeu, o que estava fazendo e como pretendia entregar o governo, fizemos visitas aos principais locais de trabalho. Depois, pedi que me apresentasse um resumo por escrito, que foi remetido para o Comando Militar do Sul, Porto Alegre.

Outros exemplos podem ser citados como: Sinônimo de riqueza e pujança nacional, o agronegócio ainda engatinhava, diferentemente dos dias de hoje. O agronegócio gera euforia, mas a pujança dependerá da visão de longo prazo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A agricultura familiar no Brasil, conceito em construção: trajetória de lutas, história pujante …  Pronaf […].

O Paraná possui também uma considerável pujança, mercê do valor do seu povo, dos seus empresários, empreendedores e da eficiência dos seus gestores.

O Brasil, devido à pujança do agronegócio sustentável, tem grandes chances de ser celeiro do mundo no tocante à segurança alimentar. […].

“O termo Segurança Alimentar começou a ser utilizado durante a Primeira Guerra Mundial na Europa. Com a traumática experiência da guerra, tornou-se claro que um país poderia dominar o outro controlando seu fornecimento de alimentos.” (Wikipédia).

Na retomada econômica, face à pandemia do vírus chinês, a pujança nacional, que é de fundamental importância, deve ser incentivada e fazer a diferença.

“E o Brasil por seus filhos amado. Poderoso e feliz há de ser!” (Hino à Bandeira Nacional).Reflexão: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13).

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR, colunista e palestrante.