A Qualidade do seu Sono

Já foi noticiado e discutido por mim, em outra ocasião, que vivemos em uma sociedade privada de sono e quais são as consequências deletérias desta escolha. Por isso, não é novidade que a quantidade de sono que você dorme toda noite desempenha um papel importante na sua saúde geral. No entanto, não é tão simples supor que, se você estiver na cama por 8 horas, seu sono terá matematicamente um impacto positivo. A qualidade desse olho fechado também desempenha um papel no bem-estar de uma pessoa; de fato, o ideal é termos o binômio qualidade/quantidade em harmonia para uma qualidade de vida satisfatória. Existem pacientes com ronco e apneia, por exemplo, que apresentam múltiplos despertares, uma fragmentação excessiva do sono, de forma que mais horas de sono não vão compensar a qualidade péssima.

A má qualidade do sono é o tipo que deixa você olhando para o teto (remoendo pensamentos) ou contando carneirinhos. O sono de boa qualidade, por outro lado, pode melhorar seu humor mais do que a quantidade, porque o sono ininterrupto permite que você obtenha a quantidade ideal de sono reparador.

E para medir sua qualidade de sono, considere estas questões básicas relacionadas à maneira como você adormece e com que frequência você acorda durante a noite.

a) Quanto tempo leva para adormecer?

Um indicador de qualidade de sono saudável é quanto tempo você leva para adormecer: levar cerca de 30 minutos ou menos é geralmente um indicador de sono de alta qualidade.

b) Quantas vezes você acorda?

Acordar frequentemente durante a noite (talvez devido ao consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir ou ao consumo excessivo de cafeína no final do dia) perturba o seu ciclo de sono, deixando-o cansado no dia seguinte. O padrão para uma boa qualidade de sono é acordar até uma vez durante a noite.

c) Quantos minutos você fica acordado durante a noite?

O número total de minutos que você está acordado depois de adormecer é outro indicador da qualidade do sono. Vinte minutos ou menos é o objetivo.

d) Qual porcentagem do tempo na cama você está realmente dormindo?

Você pode passar 8 horas na cama, mas isso não significa, necessariamente, que você tenha dormido essa quantia. Para maximizar os benefícios para a saúde, procure gastar pelo menos 85% do seu tempo na cama dormindo. Para determinar esse percentual, tome o tempo total que você passou na cama (em minutos) e subtraia o número de minutos necessários para adormecer mais os minutos que você passou desperto durante a noite. Isso é igual ao seu tempo total de sono. Divida o tempo de sono pelo tempo total na cama para determinar sua porcentagem.