A expressão ultima ratio regum significa última razão dos reis. Foi utilizada em circunstâncias de ataques inimigos em que só se utilizaria os canhões em último caso. Ou seja, somente se as conversas na tentativa de convencer o inimigo a travar os ataques não fossem eficazes. (https://www.significados.com.br/ultima-ratio/).

A origem etimológica da palavra artilharia é bastante confusa, tendo-se desenvolvido diversas teorias para explica-la. Uma das hipóteses mais plausíveis é a de que poderia ter origem na palavra latina artillus que significa engenho. (Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Artilharia).

A artilharia é uma das armas das forças armadas, sendo a que produz fogos potentes e profundos. A artilharia é, por excelência, o instrumento de força que origina efeitos morais e materiais que vão da neutralização à destruição […].

Genericamente, as armas de projeção de fogo de tubo da artilharia são designadas bocas de fogo. Ocasionalmente, também são referidas como peças de artilharia ou canhões, mas geralmente estes dois termos são utilizados para designarem apenas as bocas de fogo que fazem tiro tenso […].

Os militares de artilharia são chamados de artilheiros. Tradicionalmente, os artilheiros terrestres dividem-se em serventes e condutores dos veículos que as deslocam. Por sua vez, os artilheiros serventes dividem-se em apontadores, municiadores (responsáveis por colocar a munição na boca de fogo) e remuniciadores […]. O conjunto dos artilheiros que operam uma boca de fogo constitui a sua guarnição. A boca de fogo mais a respetiva guarnição constitui uma unidade de tiro… (Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Artilharia).

A Artilharia brasileira tem lugar de destaque em nossa memorável história militar. No século XIX, tendo à frente seu insigne patrono, o Marechal Mallet, foi fundamental para a vitória dos aliados na Campanha da Tríplice Aliança. No século passado, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, apoiou, com denodo e precisão, todas as operações da FEB […].

No dia 10 de junho comemora-se o dia da Artilharia, data do nascimento do seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luiz Mallet – Barão de Itapevi. (Adaptado de http://www.eb.mil.br/artilharia).

As festividades no Paraná ocorreram em 07 de junho no quartel do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsada (15º GAC AP), na Lapa, sendo a Festa Nacional da Artilharia concentrada em Santa Maria, RS, no 3º GAC AP, em 15 de junho de 2019, com a previsão da presença do Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Parabéns a todos os artilheiros pela demonstração de dedicação e amor à pátria em todas as missões que têm recebido ao longo da história, no Brasil e no além-mar, defendendo os superiores interesses nacionais.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular-Água Verde, membro do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, patriota da Liga da Defesa Nacional-Paraná, professor, colunista e palestrante.