A sugestão de escolhas normalmente vem a você por meio de um algoritmo, uma combinação lógica que analisa uma sequência de passos a estabelecer um padrão. Algoritmos são enriquecidos a partir de ações que você executa. Ou seja, quem está no comando da situação, construindo o conteúdo que o cercará, é você.

O uso de algoritmos é válido e se torna preponderante em época de pandemia, dificultada pela redução da circulação das pessoas. (grifo nosso). “Agora é a hora de você, cuidar da sua cabeça e lembrar que ela é tão parte da sua saúde quanto o abdômen que você buscou secar para o verão.” (Baseado no artigo “Use os algoritmos a seu favor. Beto Cesar. p. 73. TOPVIEW. nº 232. jan.2020,).

Os algoritmos são mais usados do que se imagina. Até mesmo nas simples decisões do dia a dia tipo sim ou não eles são usados, uns mais simples outros mais complexos. Se eu tomar um caminho a consequência será A e se tomar o outro caminho a consequência será B.

Eles podem ser potencializados por meio de planejamento que leva a determinado objetivo, permitindo que se tomem decisões intermediárias. Por exemplo, o planejamento de uma viagem de automóvel: quantos Km vou percorrer? Precisa da revisão automotiva? O que vou levar na bagagem, depende da estação do ano e para onde vou? […].

Formatura: farei festa de formatura? Quem convidar? Som? Arranjos? Bufê? Transporte?  Onde será? Quanto custará? Será on-line ou presencial? […].

Casamento: Tenho certeza da escolha da pessoa certa? Farei festa? Tenho onde morar? Imóvel próprio ou alugado? Tenho recursos para sustento? […].

Investimento: Investir ou não? Renda fixa? Renda variável? Imóveis? Consórcios? […].

Vou narrar um caso de sucesso ocorrido comigo no meio militar, em virtude de ter conquistado o primeiro lugar em competições de Comunicações de Exército sucessivamente em três quartéis diferentes (6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, Praia Grande, SP (duas vezes consecutivas); 22º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Uruguaiana, Uruguaiana, RS (duas vezes consecutivas) e 3º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Mallet, Santa Maria, RS (uma vez), conquistando os troféus definitivos, nível brigada.

Acredito que o sucesso tenha sido facilitado pelo planejamento e exaustivo treinamento, dividido em várias etapas junto a cada equipe. […].

Como o futuro é quase sempre incerto, os algoritmos podem auxiliar as pessoas a tomarem decisões, até mesmo para minimizar as incertezas e aumentar a probabilidade de êxito. Mais do que nunca, você é responsável por suas escolhas.

Use as poderosas ferramentas dos algoritmos a seu favor, seja nas leituras, em compras, em aplicações financeiras, na escolha de seus candidatos […].

Ministram-se palestras e aulas particulares de Matemática e de Redação.

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.