Toda a celeuma sobre a Amazônia está vinculada a dinheiro, notoriedade ou votos. A problemática da Amazônia Real está longe de muita gente. Estão usando campanhas alarmistas, desinformação e guerra de narrativas contra o governo.

O fundo da Amazônia preconiza o uso sustentável da floresta. O problema está na transparência do seu funcionamento.

O fundo da Amazônia até 2019 era de: Noruega 3 bilhões, Alemanha 197 milhões, PETROBRAS, administrado pelo BNDES. Os projetos executados são fiscalizados pelo BNDES, PGU e TCU.

A grande pergunta é: O que fazem os estrangeiros na Amazônia? Cobiça internacional? Uma guerra orquestrada devido ao mercado do agronegócio? Religião?

Noruega possui a maior mineradora demandada por contaminação na Amazônia. (Ricardo Serra. BBC Brasil). A mineradora Hydra possui mais d 2000 processos judiciais por contaminação na Amazônia, 17 milhões por multa por despejos tóxicos no meio ambiente, com o chumbo.

Entre os efeitos do chumbo estão doenças no sistema nervoso e respiratório, problemas no coração e efeitos extremamente preocupantes no desenvolvimento cognitivo da criança, segundo o MPF.

A Noruega retira minerais do Brasil, mas também maltrata a Amazônia (2018). Desta vez houve um pedido de desculpa da empresa Hydra. (Youtube). A mineradora norueguesa para lança rejeitos em nascentes amazônicos. (Ricardo Serra. 23 fev.2018).

Com que moral a Alemanha, país que mais polui o seu ambiente na União Europeia, quer ditar regras no Brasil?

O norte-americano Leonardo DiCaprio, a sueca Greta Thunberg, e outros rebeldes sem causa, espalham mentiras, dizendo inclusive que o governo brasileiro não faz nada pelo meio ambiente. (Guilherme Fiuza). Acabam atrapalhando os acordos do país. […].

A Amazônia Real possui seus problemas internos que precisam de ajuda para serem resolvidos. A população se esforça para sobreviver e progredir, tem anseios e necessidades a serem satisfeitas […].

Em 1994 abriguei na minha casa a missionária Kelry, do sul dos EUA, que participava da JOCUM (Jovens com uma Missão), numa aldeia indígena na região de Tabatinga, AM. […]. Em outra ocasião uma patrulha do 8º BIS apreendeu um cientista alemão no meio da selva. Ele trabalhava para um laboratório alemão. Publicou um artigo científico para um tenente farmacêutico. Levado à PF, foi liberado.

Alguns questionam ardilosamente sobre o que fazem os militares na Amazônia (Cármen Lúcia). Qual deveria ser a pergunta? “O que seria da Amazônia sem as Forças Armadas?” (Augusto Heleno). Afinal, o que fazem os estrangeiros na Amazônia?

(Baseado em “A Real sobre a Amazônia”. Bárbara. Te atualizei).

Reflexão: “Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados de conquistá-la e mantê-la.” (Gen. Ex. Rodrigo Octávio Jordão Ramos).

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR, colunista e palestrante.