No dia 13 de maio, além de ser o Dia da Libertação dos Escravos, pela princesa Isabel, também é o dia em que se comemora a fraternidade.

O que é fraternidade: s.f. Amor ao próximo; afeto demonstrado por quem não se conhece. Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa irmão. “A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês: Liberdade, Igualdade e fraternidade”. (Wikipedia).

 “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que irmão”. (Provérbios 17:17; 18:24).

Vivemos em um momento difícil no tocante às amizades. O melhor amigo tende a virar as costas para você, nos momentos mais difíceis. Porém, a Bíblia diz que há amigo, mais chegado que um irmão. O amigo fiel não lhe abandona em tempos de dificuldades, veste a camisa e participa da sua vida na praia, no campo ou na cidade.

Nunca desista de um amigo ou de uma amiga, ame-o(a) todo o tempo, procure ser sempre verdadeiro, honesto, leal e transparente, para que, na angústia, se torne um(a) irmão(ã).

Abaixo trechos da canção Amigos para Sempre, de Jayne e Miguel Zinovic:

“Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
O quanto eu estou sofrendo
Vem vejo através dos olhos teus
A emoção que sinto em estar aqui
Seguir seu coração me amando

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações […].”

Seja fraterno, amigo e irmão, independente da situação. Saindo do sua zona de conforto, vale a pena quando se faz a diferença na vida das outras pessoas. Os amigos para sempre são verdadeiros anjos de resgate. Se quiser, você também pode ser um deles. Um verdadeiro amigo não tem preço.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular-Água Verde, membro do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, patriota da Liga da Defesa Nacional-Paraná, professor, colunista e palestrante.