No dia 2 de abril comemorou-se o V aniversário da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), comandada atualmente pelo General Tomás, com solenidade militar no aquartelamento do Forte Pinheirinho, constando de Palavras Alusivas, Palavras do Comandante e garboso desfile das tropas representantes da Guarnição de Curitiba.

“O exército Brasileiro passa por um processo de transformação, baseado na percepção de que a Força Terrestre não dispunha de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político estratégica do Brasil.

Neste contexto, a 5ª DE foi criada por meio do Decreto nº 8.214, de 27 de março de 2014, ensejando a separação das vertentes operacional e logística, com o desmembramento da 5ª RM-DE […].

A 5ª DE possui, entre outas características, a responsabilidade por uma grande extensão territorial, que compreende os estados do PR e SC, englobando grandes estruturas estratégicas, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu e os portos de Paranaguá e Itajaí.

Entre suas capacidades, destacam-se as seguintes: Planejar e conduzir as operações táticas terrestres com os meios recebidos; Coordenar as ações táticas terrestres no Teatro de Operações; Adequar a sua estrutura de comando e controle aos meios de combate, de apoio ao combate e de apoio logístico; Cumprir as ações no nível operacional determinadas pelo Comando Militar do Sul.

A 5ª DE recebeu sua denominação em homenagem ao Marechal José Bernardino Bormann, herói das Guerras do Paraguai, em 1864, do Paraguai, de 1864 a 1870; fundador e primeiro diretor da Colônia Militar de Chapecó; vice-presidente da Província do Paraná e Ministro da Guerra do Presidente Nilo Peçanha.

Na data em que se comemora o V aniversário da 5ª DE, cumpre aos homens e mulheres que a integram a responsabilidade de manter o legado do marechal José Bernardin Bormann, possibilitando a este grande Comando Operacional o cumprimento de sua missão de garantir a soberania nacional, os poderes constitucionais, a lei e da ordem, em sua área de responsabilidade e de cooperar com o desenvolvimento e o bem-estar social dos estados do PR e de SC.”

Além de militares e esposas, estiveram presentes as seguintes autoridades militares: General Tomás, Cmt 5ª DE; General Minussi, Ex-cmt da 5ªRM-DE; General Aléssio, Cmt 5ª RM (5ª Região Militar); General Alcides, Cmt 5ª Bda C Bld (5ª Brigada de Cavalaria Blindada).

Após a formatura foi servido a todos os convidados um almoço comemorativo.

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel Reformado do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.