25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Ano letivo na rede municipal começa na sexta para 140 mil curitibinhas

Os 140 mil curitibinhas matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas da Prefeitura  começam o ano letivo de 2019 na próxima sexta-feira (15/2).

Nestes dias que antecedem o retorno ao trabalho, a Secretaria Municipal da Educação tem realizado reparos, reformas, serviços de limpeza e manutenção em escolas, creches e faróis, além da aquisição de novos materiais, como os kits de robótica. Já os servidores participam de cursos e da Semana de Estudos Pedagógicos, a SEP, que é realizada nas unidades nesta quarta (13/2) e quinta-feira (14/2).

“Estamos tomando as providências necessárias para acolher nossos estudantes da melhor maneira possível”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “Este ano as unidades já estão começando com o dinheiro do Fundo Rotativo disponível, o que facilita a organização e as compras necessárias para o início dos trabalhos”, completou Maria Sílvia.

O valor total repassado às unidades neste mês é de R$ 3,1 milhões. O dinheiro serve para compra de materiais de limpeza, escritório e serviços rotineiros, como troca de vidros e pequenos reparos.

Desde o início de fevereiro, as mais de 460 unidades escolares que compõem a rede passam por limpeza geral e serviços de jardinagem. Em mais de 50 unidades são executadas obras e serviços de manutenção para melhoria das estruturas.

Um dos destaques é a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, em Santa Felicidade. Nestes dias, a unidade está sendo limpa e preparada para receber os estudantes. A nova quadra deve ficar pronta nos segundo semestre.

“A área da construção está sendo isolada com tapumes para garantir a segurança das crianças e comunidade escolar, e por enquanto será utilizada a quadra antiga da unidade”, explicou a diretora Ariana do Rocio Zem.

[themoneytizer id=”21651-28″]

 

Dicas

Nos dias que antecedem a volta às aulas, o ideal é que os estudantes durmam mais cedo para conseguir acordar dispostos. A superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, orienta os pais e responsáveis a estarem presentes durante todo o ano letivo, acompanhando a vida escolar do filho. Ela lembra, ainda, que organizar os materiais pode ser uma tarefa divertida e envolver toda a família.

“Pais engajados e participativos podem formar estudantes mais seguros em sala de aula. Acompanhar o desenvolvimento educacional da criança aumenta as habilidades sociais e dá mais segurança para que ela se envolva no processo de aprendizagem”, reforçou Elisângela.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS