25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Aplicativo ajuda a acompanhar desempenho dos filhos na escola

Está disponível para download gratuito o aplicativo Escola Paraná, ferramenta da Secretaria de Estado da Educação criada para incentivar e facilitar a participação dos pais e/ou responsáveis na rotina dos estudantes e o acompanhamento do desempenho escolar.

Com o aplicativo é possível monitorar o boletim escolar, a agenda de atividades da escola, a grade de disciplinas e receber mensagens e avisos de eventos. A função mais recente, incluída no final do ano passado, é o aviso de faltas, em que os usuários recebem um alerta no mesmo dia toda vez que o estudante faltar. O aplicativo está disponível em mais de 1,6 mil escolas.

“Queremos que o aplicativo seja um dos primeiros passos para integrar os pais cada vez mais na vida dos estudantes, para que eles acompanhem o dia a dia na escola, conversem com seus filhos sobre conteúdo, fiquem atentos às novidades e eventos. É um ótimo gancho para criar esse hábito”, afirma o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves.

COMO USAR – Pais e/ou responsáveis e os estudantes podem baixar o aplicativo no Google Play, para o sistema operacional Android, ou na App Store, para o sistema iOS. O Escola Paraná foi desenvolvido pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) em parceria com a Secretaria da Educação.

Para acessar é necessário fornecer um número de telefone celular à instituição de ensino participante. Esse número receberá uma mensagem com um código de segurança com o qual será possível acessar o aplicativo.

Para começar a utilizar o aplicativo no celular, basta informar o CPF dos pais ou Cadastro Geral de Matrícula (CGM) do estudante. Caso o usuário troque de número de celular, é necessário atualizar a informação na escola.

Você pode baixar o aplicativo aqui: Escola Paraná para Android no Google Play
play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.escolapr
Escola Paraná para iPhone e iPad na App Store
itunes.apple.com/br/app/escola-paran%C3%A1/id1205482604?mt=8

REGISTRO DE CLASSE – O aplicativo é usado preferencialmente nas escolas estaduais que utilizam o sistema Registro de Classe Online (RCO), ferramenta digital em que os professores registram presença dos alunos, conteúdos e resultados de avaliações, substituindo o livro de registro de classe impresso.

“Utilizar o Registro de Classe Online é um pré-requisito para a escola acessar todas as funcionalidades do Escola Paraná, já que o app utiliza principalmente as informações do RCO”, explica o chefe do Núcleo de Informática e Informação da Secretaria da Educação, Claudio Aparecido de Oliveira. “Já são 1.617 escolas participando, e devemos continuar expandindo a abrangência do sistema”, diz.

PROFESSORES – Os professores da rede estadual utilizam um aplicativo próprio, o Escola Paraná Professores. Nele é possível agendar e acompanhar as datas de provas, trabalhos, e seminários por meio de uma agenda pessoal, além de enviar avisos para suas turmas sobre estes eventos.
A Secretaria da Educação selecionou 50 escolas estaduais para testar uma nova versão do aplicativo para professores, com a funcionalidade de lançamento de frequência e conteúdo de aulas, no modo off-line.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS