25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

APPs, gestão e empreendedorismo movimentam o Engenho da Inovação

O Engenho da Inovação recebeu nesta quarta-feira (30/8) mais uma edição do Curitiba TI Meeting, ciclo de palestras promovido pelo portal curitibati.com.br em parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O evento gratuito teve transmissão ao vivo pelo Facebook do Vale do Pinhão www.facebook.com/valedopinhaoprefeitura,que também disponibiliza a gravação do evento. “Esse espaço e a abertura da Prefeitura com os players da tecnologia e inovação estão sendo muito importante para o desenvolvimento do setor”, comentou Welington Oliveira da Silva, administrador do portal Curitiba Ti e criador do evento.  

A primeira palestra foi com Pedro Pacheco, da plataforma inteligente de entregas James Delivery, com o tema: “Como ser um freelancer no desenvolvimento mobile”. Pedro ressaltou as novas demandas de mercado e a priorização das plataformas mobile e aplicativos. “Até pouco tempo atrás as empresas priorizavam os sites, hoje priorizam o mobile, querem aplicativos para as empresas.”

Para isso é preciso desenvolver uma série de processos e validações, pois são sistemas que envolvem o processamento de informações, dados pessoais, bancários, geolocalização. Um dos principais pontos a ser desenvolvido em um aplicativo é a integração entre design e sistema. “O desenvolvimento envolve várias fases de planejamento, execução e validação, e um dos momentos mais importantes é ter a sintonia do designer com o desenvolvedor para obter um aplicativo de sucesso”, comenta.

Na sequência, Robson Crestani, da P163 Desenvolvimento, ressaltou a importância das empresas e negócios se atualizarem e fazerem escolhas certas para se manter no mercado. Um exemplo que o palestrante usou foi o da plataforma global de aluguel de espaços Airbnb:  “O Airbnb não quebrou o setor hoteleiro, foi o setor hoteleiro que não se adequou as novas demandas do mercado”, disse. 

Crestani também ressaltou a importância dos empreendedores e de todo o time das empresas entenderem de ferramentas e indicativos de gestão, controle e metas como o ticket médio, fluxo de caixa, taxa de conversão de leads. “É preciso saber qual o tipo de tarefa, qual ganho eu proporciono para meu cliente. É preciso medir tudo.”

Por fim, Mônica Mendes, da OinCoin, falou sobre a transformação de um propósito em empreendedorismo. Ela relatou sua trajetória, desde a visão empreendedora aos 10 anos, quando já vendia cosméticos e com isso teve noção de metas e objetivos, passando pelas empresas que criou, as importantes agências de design e publicidade onde trabalhou até chegar na OinCoin, empresa de soluções financeiras para crianças de 6 a 14 anos.

O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Tiago Francisco, ressaltou que o Engenho da Inovação está aberto para eventos como este. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail:agenciacuritiba@agenciacuritiba.com.br

Vale do Pinhão no Pinheirinho

Nesta sexta-feira (1/9) serão feitas demonstrações com drones e dispositivos de controle por startups curitibanas participantes do Vale do Pinhão.

A apresentação acontece das 10h às 16h30 no ginásio de esportes da Regional Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho). 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS