A melhoria e a modernização do sistema de iluminação pública favorecem a segurança e garantem que motoristas e pedestres tenham mais conforto para realizar suas atividades em período noturno. O trabalho de substituição das luminárias para a tecnologia em LED já pode ser conferido, desde a noite desta terça-feira (5/5), na Avenida Comendador Franco e o serviço está em andamento na Avenida Marechal Floriano Peixoto.  

Conhecida como a Avenida das Torres, a Comendador Franco ganhou 538 luminárias de LED. A via que liga o Centro, Jardim Botânico e Vila Torres a bairros da Regional Cajuru, como Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba, e também ao mais populoso município da região metropolitana, São José dos Pinhais, está mais e melhor iluminada por inteiro. 

Importante corredor do sistema de transporte coletivo e endereço dos terminais Carmo, Hauer e Boqueirão, a Marechal Floriano Peixoto se estende do Centro aos limites entre Curitiba e São José dos Pinhais. A avenida está recebendo o serviço de troca de luminárias por LED e 250 já foram instaladas. A previsão do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas é de que o trabalho seja concluído até junho.

Economia e durabilidade 

O projeto de dar mais eficiência e sustentabilidade para a iluminação pública de Curitiba levou luminárias de LED para 16 mil pontos em 2019. Outros 44 mil pontos devem ser trocados em 2020.

“Além do avanço em termos de qualidade luminotécnica, todos lucramos com equipamentos que consomem 50% menos energia elétrica e tem uma maior vida útil, chegando a até seis anos”, explicou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.   

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, também já foram executados serviços nas avenidas Manoel Ribas, Fredolin Wolf, no Viaduto do Colorado e nas ruas Tibagi, Mariano Torres, Itatiaia, Itacolomi, Augusto Stresser, Brigadeiro Franco, Domingos Antonio Moro, Eduardo Sprada, Fagundes Varela, Professor João Soares Barcelos e São Salvador. “Esse trabalho é inédito, inovador e seguirá durante todo o ano, chegando a bairros das dez administrações regionais da cidade. O nosso sistema de iluminação ficará mais eficiente”, apontou Malheiros.