16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Balas Zequinha entram na Linha do Conhecimento com filme

A Rua da Cidadania da Matriz realiza às quintas-feiras deste mês de outubro um projeto com as balas Zequinha ligado ao Linhas do Conhecimento.

As atividades começam hoje (5/10), com 80 estudantes do Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Curitiba e Centro Cívico, e incluem o documentário “Zequinha Grande Gala”, de Carlos Henrique Túlio, aula sobre o personagem, visita a exposição de figurinhas e uma dinâmica – quando os estudantes serão estimulados a desenhar o Zequinha em profissões atuais.

O evento também é aberto ao público em geral.  A exposição é diária e vai até o fim do mês.

Zequinha é um clássico paranaense. A embalagem das balas trazia o Zequinha em diferentes profissões – e havia muitas, do Zequinha Professor ao Zequinha Confeiteiro, eram mais de 200 personagens. Essa multiplicidade fez das figurinhas alvo de coleção para muita gente.

Elas circularam inicialmente entre 1928 e 1940. Depois foram relançadas em diferentes ocasiões – a mais recente em meados dos anos 1980 – e chegaram a estampar campanhas estaduais de estímulo à emissão de notas fiscais no comércio.

A rica história deste fenômeno que atraiu muitos fãs ao longo do tempo virou tema para as salas de aula.  O documentário de Carlos Henrique Túlio trata da relevância do personagem e propõe uma discussão sobre as identidades culturais da cidade.

Já a exposição na Rua da Cidadania é composta por 11 painéis de 50 por 75 centímetros, com reproduções das figurinhas. O material pertence à Fundação Cultural, segue disponível para o público até o dia 30 de outubro.

Linhas do Conhecimento
Lançado no último aniversário de Curitiba, em 29 de março, o programa Linhas do Conhecimento une prática e teoria, permitindo que alunos da rede municipal de ensino conheçam pontos culturais da cidade em atividades que complementam os temas abordados em sala de aula.

Mais de 8.500 estudantes já participaram do programa. Durante o Fórum de Gestores do Linhas do Conhecimento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Winkeler, destacou que o programa nasceu de um sonho do prefeito Rafael Greca.

“Este é o ideal: que as pessoas se sintam pertencentes à cidade, conheçam a história de Curitiba, amem a cidade. Este programa tem um dinamismo que permite que as crianças façam experiências. A riqueza do programa está no cuidado pedagógico”, disse ela.

 

Serviço
Filme “Zequinha Grande Gala” e aula.
Quintas-feiras (5, 19 e 26) de outubro. No dia 12, feriado, a atividade não será realizada.
Local: Cine Teatro de Bolso da Rua da Cidadania (Praça Rui Barbosa).
Hora: 10 e 15 horas.

Exposição das Figurinhas do acervo da Fundação Cultural: Espaço aberto da Rua da Cidadania.
Entre 8h e 18 horas. Todos os dias até o dia 27 de outubro

 
 
 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS