14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Banco Central quer reduzir preço do crédito e diferenciar valores pagos à vista e a prazo

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, anunciou nesta terça-feira medidas para tentar reduzir o valor do crédito no país e alterar a legislação sobre o sistema financeiro.

Uma das medidas para reduzir o custo do crédito, segundo Goldfajn, é unificar alíquotas e prazos para reduzir custos das operações de crédito.

Outra ação é obrigar que as máquinas de pagamento das lojas tenham todas as bandeiras de cartão, impedido a exclusividade. O presidente do Banco Central também disse que será permitida a diferenciação de preços para pagamentos à vista ou a prazo.

Goldfajn disse ainda que o governo pretende no futuro discutir o prazo para que as empresas de cartão de crédito paguem o valor das compras aos lojistas. Golfajn afirmou que os bancos públicos não voltarão a ser usados para forçar a redução das taxas de juros.

O Banco Central ainda estuda uma proposta de lei para estabelecer a autonomia operacional, administrativa e orçamentária da instituição, além de medidas de educação financeira e mudanças na legislação do sistema financeiro.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS