25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Bate-papo com o jornalista Ruy Castro no aniversário da Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) completa 160 anos nesta terça-feira (7) e promove uma programação especial durante todo o dia. As atividades começam às 10h30, com a abertura da exposição Retrato de um Artista, que reúne ilustrações publicadas no Cândido, o jornal mensal da BPP.

A partir das 16h, o grupo Hélio Brandão Trio toca clássicos do jazz e da MPB no hall térreo. E às 19h30, o jornalista e biógrafo Ruy Castro abre a temporada 2017 do projeto Um Escritor na Biblioteca. Todos os eventos são gratuitos.

Com obras de 20 ilustradores brasileiros, a mostra Retratos de um Artista resgata trabalhos produzidos originalmente para a seção homônima do jornal Cândido. São 30 desenhos de escritores consagrados da literatura nacional e mundial (de Miguel de Cervantes a Ernest Hemingway, passando por Mário de Andrade, Hilda Hilst, Dalton Trevisan), assinados por nomes como Allan Sieber, Bennet, André Ducci e Pedro Franz, entre outros.

O evento também marca o lançamento de um livro com as ilustrações, editado pelo selo Biblioteca Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.

MÚSICA E LITERATURA – Músico experiente da cena curitibana, o saxofonista Hélio Brandão se apresenta acompanhado do guitarrista Mário Conde e do contrabaixista Thiago Duarte. No repertório, uma seleção de standards do jazz e temas conhecidos da música popular brasileira. O trio toca em clima informal, no hall térreo, até o início da noite.

Encerrando a programação de aniversário, o jornalista Ruy Castro conversa com o público na abertura de mais uma temporada da série Um Escritor na Biblioteca. Com mais de 20 livros lançados — entre eles as biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda —, ele fala sobre sua trajetória como leitor, autor e jornalista. O encontro acontece no auditório, que reabre após um período de reformas.

As comemorações dos 160 anos continuam durante todo o mês, com oficinas, atividades para o público infantil e um bate-papo, no dia 25, com o escritor argentino Alberto Manguel, diretor da Biblioteca Nacional da Argentina.

MODERNIZAÇÃO – Criada em 1857, a Biblioteca Pública trocou de sede 12 vezes até ser transferida para o prédio de número 133 da Rua Cândido Lopes, no centro de Curitiba — onde está instalada desde 1954.

A partir de 2011, a instituição iniciou um intenso processo de reformulação, com os objetivos de melhorar as instalações, aperfeiçoar o atendimento e ampliar os serviços oferecidos. As mudanças transformaram a BPP em um verdadeiro espaço de artes e convivência, por onde passam, diariamente, cerca de 2,5 mil pessoas.

Consolidada como centro cultural, a Biblioteca começou, no final de 2016, uma ampla reforma, concebida pelo arquiteto Manoel Coelho e viabilizada com recursos da Renault. O projeto incluiu do auditório aos banheiros, passando pelo guarda-volumes, o hall do segundo andar (que ganhou novo mobiliário) e a seção de empréstimos (remanejada para dar lugar a um café), entre outros espaços. A inauguração oficial da obra está prevista para o dia 16 de março.

“Com as obras de modernização, teremos uma biblioteca ainda mais preparada para receber a população paranaense e continuar seu trabalho de excelência no atendimento ao público”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Para o diretor da BPP, Rogério Pereira, a instituição está cumprindo o papel das bibliotecas modernas, que é atuar além do empréstimo de livros e apostar na multiplicidade. “Hoje também abrimos espaço para música, cinema, teatro, dança, contação de histórias, oficinas. O processo de reforma, além de proporcionar um espaço ainda mais agradável, vai possibilitar a criação de vários novos projetos culturais”, diz.

SERVIÇO: Programação 160 anos da Biblioteca Pública do Paraná.

Data: 07 (terça-feira).

10h30 (Hall Térreo) – Abertura da exposição e lançamento do livro Retrato de um Artista.

16h (Hall Térreo) | Música na Biblioteca, com Hélio Brandão Trio.

19h30 (Auditório) | Um Escritor na Biblioteca, com Ruy Castro.

Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro).

Informações: 3221-4917.

Gratuito.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS