14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Bienal de Curitiba vai ocupar os espaços da cidade. Veja a programação:

Uma intensa programação toma conta dos espaços da Fundação Cultural de Curitiba nesta semana. O destaque é a Bienal de Curitiba, que será inaugurada no sábado (30/9) e ocupará mais de cem salas de exposições e museus da cidade.

A abertura para convidados será às 17h, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). O público terá oportunidade de visitar as exposições a partir de domingo (1/10). A programação está em http://bienaldecuritiba.com.br/2017/.

Realizada há 24 anos e considerada o maior evento de arte contemporânea da América Latina, a Bienal terá obras de artistas brasileiros e de países dos cinco continentes. Com o título Antípodas – Diverso e Reverso, a edição terá a China como país homenageado. Com isso, Curitiba será sede da maior exposição de arte contemporânea e arquitetura chinesa já feita no Brasil.

Um dos principais legados desta edição da Bienal para a cidade é a escultura em bronze de Confúcio, doada pelo governo chinês e que será instalada no Largo da China, no Centro Cívico, no sábado (30/9), às 12h. O Largo da China fica na Marechal Hermes com Rua Deputado Mário de Barros.

Outro resultado da realização da Bienal é a doação de dois fornos de combustão à lenha de alta temperatura (1.300°C) para o Ateliê de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba. Os fornos foram doados pela Montana State University (EUA) e já estão sendo montados no ateliê.

O escultor e coordenador do espaço, Elvo Benito Damo, destaca as vantagens do equipamento. “É de importância singular para os ceramistas curitibanos, pois proporcionará qualidades físicas, químicas e estéticas nas peças cerâmicas, impossíveis de se obter nos fornos existentes no Paraná”, diz. Para Elvo, a doação transforma o Ateliê de Esculturas do município no único pólo de atividade cerâmica com essa excelência no País.


OUTRAS ATRAÇÕES DA SEMANA:

MusicaR – lançamento do programa MusicaR, que expande as atividades do Conservatório de Música Popular Brasileira para as regionais de Curitiba. O programa será lançado no sábado (23/9), durante o Mutirão da Cidadania, na Regional Cajuru. O programa oferecerá cursos de musicalização para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Local: Rua da Cidadania do Cajuru – Mutirão da Cidadania (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)


Teatro do Piá – O teatro retoma as atividades oferecendo espetáculos de teatro de bonecos e teatro lambe-lambe todos os domingos. Neste domingo (1/10), às 11h, será encenada a peça infantil Os Bichos, da Companhia Almazem. No local também estará acontecendo o Circuito de Teatro Lambe-Lambe, com as caixas De La Múrcia, Antonina Little Star e Fritas para Viagem.

Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7, São Francisco)

Entrada franca


Roda de Choro Especial – A tradicional Roda de Choro do Conservatório de MPB de Curitiba recebe nesta quinta-feira (28/9), às 17h, o compositor, violinista e multi-instrumentista Cláudio Menandro. O músico que tem formação erudita, de música antiga e popular, participa da Roda para contar sobre a vivência musical e também apresentar suas composições.

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Entrada franca


Pixinguinha na Praça  A Orquestra à Base de Sopro apresenta neste sábado (30/9) um show inspirado em Pixinguinha, às 12h, na Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de Música Popular Brasileira. A orquestra vai apresentar novos arranjos com os principais sucessos de Pixinguinha.

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Entrada franca


Expo CCC em Movimento – A arte dos alunos e professores do Centro de Criatividade de Curitiba estará em exposição a partir desta quarta-feira (27/9) no Shopping Jardim das Américas. CCC em Movimento, Inovação e Criatividade apresenta trabalhos em mosaico, desenho, pintura, cerâmica, escultura, marchetaria, crochê criativo e restauro.

Local: Shopping Jardim das Américas (Avenida Nossa Sra. de Lourdes, 63, Jardim das Américas)

Visitação: até 5/11, das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingo)

Entrada franca


Pavilhão Étnico  No domingo (1/10), a partir das 11h, o Pavilhão Étnico terá participação dos grupos folclóricos Raízes da Bolívia e Piccola Itália.

Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

Entrada franca


Banda Lyra – As opções de programa cultural para a semana incluem também apresentação da Banda Lyra Curitibana no programa Cidadania Cultural. O espetáculo será nesta quarta-feira (27/9), às 12h.

Local: Rua da Cidadania da Matriz – Praça do Mercado Central (Praça Rui Barbosa, Centro)

Entrada franca

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS