24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 22

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga a partir 22 de dezembro, semanalmente, como está a qualidade das águas no Litoral, na Costas Oeste e Costa Norte do Estado. O instituto já iniciou o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada 2017/18.

De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves, o IAP faz uma avaliação antes da temporada nos locais que sempre têm maior número de banhistas e onde possa haver lançamento de águas pluviais e de rios que cheguem ao mar.

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, um coliforme fecal. Dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)”, explica ela.

O monitoramento do IAP durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui aquático.
DIVULGAÇÃO – Os boletins de balneabilidade são divulgados semanalmente durante a temporada de verão com dados do monitoramento de pontos do Litoral e do Interior do Estado. Os veranistas podem conferir a qualidade da água no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) todas as sextas-feiras.

No Litoral são monitorados 49 pontos de toda a orla – 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.
A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.
SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.
A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. “A água imprópria traz muitos prejuízos à saúde, como dermatites, problemas gastrintestinais e outras doenças mais graves. Por isso, esse monitoramento é importante, assim como o respeito à sinalização”, ressalta Ivonete.

PRAIA LIMPA – A melhor qualidade da água no Litoral está diretamente ligada às obras de saneamento. A Sanepar está fazendo o maior investimento nos sistemas de água e esgoto do Litoral do Paraná. A segunda etapa das obras foi entregue em setembro pelo governador Beto Richa. Os investimentos somam R$ 250 milhões e envolvem a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil novas ligações de imóveis à rede de esgotamento sanitário. A previsão é que tudo esteja pronto em julho de 2018.

Na primeira fase das obras, entregue em janeiro deste ano, 6 mil novas ligações de esgoto foram liberadas e outras 7,5 mil na segunda – são mais 13,5 mil imóveis ligados à rede nos municípios de Pontal e Matinhos.

A partir de 20 de dezembro, durante toda a temporada de verão, a Sanepar vai fazer novamente a higienização e a limpeza das areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Durante o dia será feita a varrição das praias e à noite as máquinas saneadoras farão uma limpeza mais profunda, eliminando cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.
O serviço resultou no verão passado na coleta média diária de 15 toneladas de lixo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS