A temporada 2016 do projeto “Concerto nas Igrejas” da Camerata Antiqua de Curitiba começa na próxima quinta-feira (31), às 20h, na Igreja Batista Alameda, no bairro Bigorrilho. Neste concerto, Alexandre Razera, chefe de naipe da Camerata, rege o grupo com um programa diversificado, imerso em obras clássicas de vários períodos.

O programa “Concerto nas Igrejas” foi ampliado também para novas paróquias que passam a integrar o roteiro de apresentações da Camerata nos bairros de Curitiba. A cada mês, será realizado um concerto diferente, em um total de dez apresentações até o fim do ano.

Segundo Marino Galvão Junior, diretor presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a intenção é democratizar o acesso. “Estamos cumprindo um papel de aproximação do público com a música erudita, no qual muitas vezes existem barreiras que parecem intransponíveis. Acreditam que a música erudita é para poucos ou entendidos, mas queremos popularizar e mostrar que é para todos”, conclui Marino.

O repertório desse concerto também reflete a característica e a proposta musical do projeto, sendo um apanhado histórico das grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros representativos em sua época, como: Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Côrtes.

Regente

Alexandre Razera estará a frente do grupo na regência. Além de chefe de naipe da Camerta, Razera é primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008. Participou de gravações com a Filarmônica de Berlim, sob a regência de Cláudio Abbado, Simon Rattle, Daniel Barenboim, Lorin Maazel, Kurt Masur, Nikolaus Harnoncourt, Trevor Pinnock, Gunter Wand.

Concerto nas Igrejas

O programa Concerto nas Igrejas foi idealizado pela Camerata Antiqua de Curitiba como parte de suas atividades de relacionamento com a comunidade desde 2002. Até o presente, foram centenas de concertos distribuídos nas regiões mais periféricas da cidade. A Camerata visitou as mais diversas denominações religiosas, como igrejas Católica, Batista, Metodista, Menonita, Igreja Messiânica Mundial, Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, entre outras.

 

PROGRAMAÇÃO 2016 – CONCERTO NAS IGREJAS

Regentes: Mara Campos (São Paulo), Alexandre Razera (São Paulo/Paraná)

Apresentações:

31 de março (quinta-feira), 20h – Igreja Batista Alameda, Alameda Princesa Izabel, 2192 – Bigorrilho, Curitiba – PR

28 de abril (quinta-feira), 20h – Igreja Batista do Bacacheri

13 de maio (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

16 de junho (quinta-feira), 20h – Igreja São José da Vila Oficinas

15 de julho (sexta-feira), 20h – Paróquia Senhor Bom Jesus do Cabral

05 de agosto (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

01 de setembro (quinta-feira), 20h – Santuário Santa Rita de Cássia

14 de outubro (sexta-feira), 20h – Paróquia Divino Espírito Santo

17 de novembro (quinta-feira), 20h – Santuário Nossa Senhora do Guadalupe

02 de dezembro (sexta-feira), 20h – Comunidade do Redentor