13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Campeão mundial prestigia abertura dos Jogos Paradesportivos

A cidade de Londrina voltou a reviver o clima de competição. Após sediar a fase final do 61° Jogos Abertos do Paraná (JAPS), em setembro, a noite desta quarta-feira (14) ficou marcada pela cerimônia de abertura da sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS).

O Ginásio Vicente Rijo foi palco do desfile de atletas e delegações de 43 municípios paranaenses. A solenidade teve o acendimento da pira olímpica pelo atleta campeão mundial Igor Tofalini e o juramento do atleta, realizado pela campeã brasileira Brenda Fernandes.

Os PARAJAPS serão realizados entre os dias 15 e 18 de novembro e contarão com a presença de 1.312 atletas. Com a presença de organizadores, arbitragem e dirigentes, são estimados mais de 1.500 participantes.

As disputas serão divididas em 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeiras de rodas, bocha adaptada, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

[themoneytizer id=”21651-2″]

A abertura dos 7º PARAJAPS empolgou o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Fernando Madureira, que representou o prefeito Marcelo Belinati. “Com essa abertura linda, com o verdadeiro sentimento do esporte e do paradesporto, nos sentimos muito honrados. Agradecemos ao secretário João Barbiero, e a governadora Cida Borghetti pela credibilidade e por acreditar em Londrina. E principalmente, ao Marcelo Belinati, que não mediu esforços para a realização deste evento”, diz.

PIRA – O fogo simbólico dos PARAJAPS foi trazido pelo campeão mundial Igor Tofalini. O londrinense conquistou o título na prova de 200 metros da V1, na categoria VL2, em Montemor-o-Velho, em Portugal. “Acabei de chegar da Europa onde fui campeão mundial. Estou muito realizado por esta conquista, estou há cinco anos na modalidade e graças a Deus fui honrado com esta linda vitória. Vou continuar na caminhada agora já mirando Tóquio 2020”, destaca o competidor, que almeja as paraolimpíadas.

Natural de Londrina, o competidor teve a honra de conduzir a tocha com o fogo simbólico pelo ginásio e depois acendeu a pira olímpica. Honrado pelo convite, Tofalini ressaltou a importância de poder compartilhar com novos competidores o sonho das grandes vitórias. “Me sinto orgulhoso de poder contribuir, e também poder ser espelho para alguns que estão começando. Aqueles que almejam conquistas maiores, podem ver que eu saí daqui de Londrina e consegui, então todos podem alcançar também”, afirma.

JURAMENTO – Campeã brasileira de paracanoagem 2018, 200m e 500m, Brenda Fernandes de Almeida foi a convidada para realizar o juramento do atleta na cerimônia de abertura dos 7o PARAJAPS. A londrinense, que se dedica a este esporte há dois anos, se sente orgulhosa por poder representar o momento. “Eu me sinto totalmente honrada por estar participando do juramento, é muito gratificante e estou feliz”, conta a competidora, que se prepara para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado no próximo mês na Argentina.

Em sua segunda participação nos PARAJAPS, Brenda espera repetir os feitos do ano passado. Em sua estreia na competição, a atleta faturou dois ouros. “Fiquei em primeiro lugar nos 200m e nos 500m, estou aqui novamente para continuar no lugar mais alto do pódio”, fala a atleta, que enfatiza o valor da competição.”É de extrema importância, pois além de promover a inclusão, também mostra que somos capazes, e isso é muito importante para nós”, finaliza Brenda.

As competições dos 7º PARAJAPS iniciaram na manhã desta quinta-feira (15), em Londrina. Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, com apoio do município de Londrina.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS