Depois de uma quarta-feira (16) de tempo firme e frio em boa parte do Paraná, o cenário meteorológico deve mudar novamente nos próximos dias. A formação de um ciclone extratropical no oceano, associada ao avanço de instabilidades, aumenta as condições para chuva e tempestades no Estado a partir de sexta-feira (18), com maior atenção durante o fim de semana.
Nesta quarta-feira, o Simepar registrou estabilidade, predomínio de sol e ausência de chuva na maior parte do território paranaense. O amanhecer foi especialmente frio no Sul, com temperaturas inferiores a 5°C em diversas cidades. Também houve baixas temperaturas nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Sudoeste.
A trégua, porém, será curta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade envolvendo áreas do Paraná para sexta-feira (18) e sábado (19). No alerta amarelo, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulados que podem alcançar 50 mm no dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo.
A tendência é de aumento da instabilidade conforme o sistema meteorológico evolui. As condições atmosféricas poderão favorecer pancadas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento em diferentes pontos do Estado. Como ocorre em situações de tempestades, a intensidade pode variar bastante entre municípios.
Setembro já vem apresentando chuva significativa no Paraná. Segundo o Simepar, após as precipitações do último fim de semana, 31 estações meteorológicas do órgão já haviam ultrapassado a média climatológica de chuva para todo o mês.
A orientação durante temporais é evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, placas ou estruturas que possam cair e nunca atravessar ruas ou estradas alagadas. A população também deve acompanhar os avisos atualizados da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos.


