24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Cinemateca tem retrospectiva de Dario Argento, mestre do terror

A Cinemateca de Curitiba apresenta de terça-feira (17/10) a sábado (21/10) uma seleção de dez filmes do diretor italiano Dario Argento, considerado um dos mestres do cinema de terror e principal representante do gênero conhecido como giallo, baseado em histórias de assassinatos em série. A mostra L’Oro di Argento é realizada pelo Consulado Geral da Itália, com curadoria de Antonio Cava.

Os principais filmes do cineasta, produzidos entre 1970 e 1996, estarão em exibição e serão também tema de um debate, sábado (21), às 17h30, com o organizador Antonio Cava, o crítico de cinema Marden Machado, o diretor de cinema Paulo Biscaia Filho e o curador Fernando Brito, da série Giallo e Obras Primas do Terror da DVD Versátil.

O diretor

Filho do famoso produtor italiano Salvatore Argento e da fotógrafa brasileira Elda Luxardo, Dario Argento tem entre as influências os livros de capas amarelas (Giallo), extremamente populares com histórias de assassinatos em série, mistérios, suspense e doses de terror. Centenas de filmes dos anos 70 e 80 foram baseados em contos publicados nestes livros.

Argento, que sempre teve paixão por histórias policiais e de suspense, além de profunda admiração pelo diretor americano Alfred Hitchcook, definiu o caminho que trilharia no cinema com seu primeiro filme, O Pássaro das Plumas de Cristal (1970), imprimindo nas telas uma tensão psicológica e visceral até então desconhecida no cinema. O Gato de Nove Caudas e Quatro Moscas no Veludo Cinza, ambos de 1971, acabaram por confirmar sua excelência. Em 2009 lançou Giallo – Reféns do Medo numa clara homenagem ao estilo que o consagrou.

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Data: de terça-feira (17/10) a sábado (21/10)

Programação: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/cinemateca-apresenta-retrospectiva-do-diretor-italiano-dario-argento/

Entrada franca


OUTRAS ATRAÇÕES DA SEMANA

Roda de Samba com Márcio Mania – O sambista Márcio Mania é o convidado deste mês para a Roda de Samba. O músico é um dos mais conhecidos cantores de samba e um dos responsáveis pela difusão do gênero em Curitiba. É fundador dos grupos Samba Mania, Departamento de Samba e Samba Sim Senhor.

Local: Conservatório de MPB – R. Mateus Leme, 66

Data: terça-feira (17/10)

Horário: 17h

Ingresso: gratuito


Mostra de Cinema Atual Espanhol – A Cinemateca de Curitiba exibe a Mostra Cinema Espanhol Atual, com cinco filmes representativos da nova produção cinematográfica do país, nos diversos gêneros – drama, romance, comédia e documentário. Os filmes foram produzidos entre 2013 e 2015. 

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Datas: de quarta-feira (18/10) a domingo (22/10)

Horário: 19h

Programação: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/agenda/cinemateca-de-curitiba-mostra-de-cinema-atual-espanhol-7/ 

Ingresso: gratuito


Rodas de Conversa – Conhecendo a Lei Municipal de Incentivo à Cultura – A lei e os procedimentos para apresentação de projetos culturais são temas desse encontro com artistas e estudantes de artes. A palestra será de Cláudio Faria, da Coordenação de Atendimento ao Empreendedor da Fundação Cultural de Curitiba.

Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Data: quinta-feira (19/10)

Horário: 19h

Ingresso: gratuito


Roda de Choro – A tradicional Roda de Choro do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba acontece todas as 5ª feiras, às 17h.

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Data: quinta-feira (19/10)

Horário: 17h

Ingresso: gratuito


Festival Literário Zoona II – Em sua segunda edição, o festival literário reúne artistas em performances, shows, lançamento de publicações, fóruns e feiras literárias.  

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas: até quinta-feira (19/10)

Ingresso: gratuito

Programação completa do evento no site: zoona.editoramedusa.com.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS