20.6 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Com retorno do ano letivo, cresce a procura pelo Cartão Estudante

Motivada pela proximidade do reinício das aulas, a procura pelo Cartão Estudante que dá direito a 50% de desconto na tarifa do transporte coletivo vem sendo maior desde a última sexta-feira (12).

Só no posto na Rodoferroviária, foram atendidos até o meio da tarde mais de 200 estudantes. A previsão, incluindo o movimento nos postos de atendimento nas Ruas da Cidadania é que nas próximas semanas sejam feitos mais de mil atendimentos por dia.

Do dia 1º de fevereiro até a útima sexta-feira (12) foram feitos 1.936 cartões número que deve chegar próximo a 20 mil ao longo do ano. No ano passado foram emitidos 18.036 cartões que dão direito ao desconto previsto na lei do Passe Escolar.

Aluno do 3º ano de Agronomia na Universidade Federal do Paraná, Marino Schiehl foi um dos estudantes atendidos nesta segunda-feira. Usuário do Passe Escolar desde 2013, ele já chegou com todos os documentos na mão e só não foi atendido com horário marcado porque perdeu a hora que havia agendado pela internet.

“Acabei me atrasando, mas não tem problema esperar um pouco. O benefício compensa”, afirma. Ele conta que preencheu o cadastro pela internet, conferiu os documentos e marcou hora para o atendimento. Mesmo tendo perdido o horário agendado previamente, a documentação já estava em dia e o atendimento, nesses casos, é mais rápido.

O Cartão Estudante dá direito a comprar, com desconto, até 400 passagens por ano. “Fica tranquilo porque pego dois ônibus e dois para voltar, mas pago uma passagem na ida e outra na volta, fica tudo certo”. Marino estuda no câmpus da UFPR no bairro Juvevê, mas faz algumas matérias no Centro Politécnico, no Jardim das Américas. Para esse deslocamento, ele usa o transporte da própria Universidade.

Susi Carneiro também esteve na Urbs nesta segunda-feira para fazer o passe escolar mas, nesse caso, para o filho de 16 anos. “Até o ano passado eu fazia o cartão para os dois filhos, mas agora um já se formou, conta. “Lá em casa usamos bastante, há mais de quatro anos. A gente sabe que precisa apresentar vários documentos, que tem que voltar todo ano, mas realmente vale a pena, diz ela, lembrando que são 400 passagens pela metade da tarifa.

Facilidades

Desde o ano passado o Cartão Estudante passou a ser feito durante todo o ano também nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Carmo, Pinheirinho, Fazendinha e Santa Felicidade. Até então, o Cartão Estudante era feito durante todo o ano na Urbs. A emissão nas Ruas da Cidadania só era feita em fevereiro e março, período em que, historicamente, são emitidos em torno de 80% dos cartões válidos para o ano.

O atendimento, para qualquer um dos postos, pode ser agendado, com preenchimento de formulário pela internet, o que agiliza o cadastramento. Para isso basta acessar o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando Utilidades e em seguida em Passe Escolar, localizando o link para preenchimento do cadastro. Neste espaço estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

O passe escolar beneficia alunos matriculados em escolas de ensino regular (públicas ou privadas) de primeiro, segundo ou terceiro grau. A documentação exigida e a validade do cartão, que precisa ser renovado anualmente, são previstas em legislação municipal.

O aluno precisa morar a uma distância de pelo menos dez quadras (cerca de 1.000 a 1.200 metros) da escola e ter renda familiar de até três salários mínimos, no caso de ter um filho na escola; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.

Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, onde é feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia exclusivamente no transporte coletivo urbano.

Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, prazo contado da data da última aquisição. O cartão Estudante da Urbs é fornecido exclusivamente a alunos que estudem e morem em Curitiba.

O formulário de solicitação de cadastro pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais. No caso de menor de idade o formulário deve ser assinado por pais ou responsáveis. Deve ser apresentada declaração de matrícula original contendo o grau, a série e a escola. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.

Devem ser apresentados, entre outros, documentos originais com entrega de cópias – do CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), o que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável; comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água, etc); e comprovantes de rendimento familiar atualizado.
Passe Escolar

Atendimento na sede da Urbs (Rodoferroviária) e nos núcleos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Carmo, Pinheirinho, Fazendinha e Santa Felicidade

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela Internet:www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando em Utilidades e em Passe Escolar.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS