Brava gente brasileira, o presente artigo pretende desenvolver no leitor a vontade de combater a corrupção endêmica que assola o país.
A corrupção, cultural e generalizada, traz prejuízos incalculáveis na relação do homem com Deus, do homem consigo mesmo, do homem com as demais pessoas e do homem com a natureza. O leitor, devidamente esclarecido, pode se transformar em verdadeiro instrumento de mudança, contribuindo para a formação e manutenção de um círculo virtuoso capaz de transformar a face do Brasil.
O QUE É CORRUPÇÃO (subst fem)
- deterioração, decomposição física de algo; putrefação. “corrupção dos alimentos”
- modificação, adulteração das características originais de algo. “corrupção de um texto” (www.google.com.br).
Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. Pode ser definida como o uso do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e gastar dinheiro público para interesse próprio, da família, companheiros ou companheiras. A corrupção é egoísta. A corrupção é crime.
Exemplos de práticas corruptas: favorecer alguém prejudicando outros; aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações para favorecer determinada empresa; desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra; até mesmo desviar recursos do condomínio, de merenda escolar…
A corrupção está presente, com maior frequência, em países não democráticos e de terceiro mundo.
Essa prática infelizmente pode estar presente nas três esferas do poder. O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado, especificamente, de tráfico de influência.
A sociedade corrupta sacrifica mais a camada pobre da população, que depende dos serviços públicos, porém fica difícil suprir todas as necessidades sociais se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência.
Uma situação um pouco embaraçosa, deixando a vizinhança com cara de paisagem, se dá quando se descobre que o corrupto mora ao lado, inexplicavelmente com tamanha prosperidade […]. Não basta uma pessoa parecer honesta. Ela tem que ser honesta.
Acredite que o Brasil tem jeito e pode melhorar. Para que o país atraia mais investimentos e tenha um destino melhor para as próximas gerações, é inadiável que todos os cidadãos e cidadãs contribuam no combate à corrupção, começando em casa, mudando paradigmas, transformando os maus usos e costumes em hábitos saudáveis. Agora, o futuro do Brasil está nas mãos do povo brasileiro.
Arrisca-se em afirmar que a raiz da cura dos brasileiros esteja no Patriotismo, no Civismo e no Nacionalismo, com base em Deus, na Pátria e na Família e com foco no bem comum.