Brava gente brasileira, o presente artigo pretende desenvolver no leitor a vontade de combater a corrupção endêmica que assola o país.

A corrupção, cultural e generalizada, traz prejuízos incalculáveis na relação do homem com Deus, do homem consigo mesmo, do homem com as demais pessoas e do homem com a natureza. O leitor, devidamente esclarecido, pode se transformar em verdadeiro instrumento de mudança, contribuindo para a formação e manutenção de um círculo virtuoso capaz de transformar a face do Brasil.

O QUE É CORRUPÇÃO (subst fem)

  1. deterioração, decomposição física de algo; putrefação. “corrupção dos alimentos”
  2. modificação, adulteração das características originais de algo. “corrupção de um texto” (www.google.com.br).

Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. Pode ser definida como o uso do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e gastar dinheiro público para interesse próprio, da família, companheiros ou companheiras. A corrupção é egoísta. A corrupção é crime.

Exemplos de práticas corruptas: favorecer alguém prejudicando outros; aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações para favorecer determinada empresa; desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra; até mesmo desviar recursos do condomínio, de merenda escolar…

A corrupção está presente, com maior frequência, em países não democráticos e de terceiro mundo.

Essa prática infelizmente pode estar presente nas três esferas do poder. O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado, especificamente, de tráfico de influência.

A sociedade corrupta sacrifica mais a camada pobre da população, que depende dos serviços públicos, porém fica difícil suprir todas as necessidades sociais se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência.

Uma situação um pouco embaraçosa, deixando a vizinhança com cara de paisagem, se dá quando se descobre que o corrupto mora ao lado, inexplicavelmente com tamanha prosperidade […]. Não basta uma pessoa parecer honesta. Ela tem que ser honesta.

Acredite que o Brasil tem jeito e pode melhorar. Para que o país atraia mais investimentos e tenha um destino melhor para as próximas gerações, é inadiável que todos os cidadãos e cidadãs contribuam no combate à corrupção, começando em casa, mudando paradigmas, transformando os maus usos e costumes em hábitos saudáveis. Agora, o futuro do Brasil está nas mãos do povo brasileiro.

Arrisca-se em afirmar que a raiz da cura dos brasileiros esteja no Patriotismo, no Civismo e no Nacionalismo, com base em Deus, na Pátria e na Família e com foco no bem comum.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular-Água Verde, membro do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, patriota da Liga da Defesa Nacional-Paraná, professor, colunista e palestrante.