Segundo o Aurélio (2009), suicídio é o ato ou efeito de suicidar-se; desgraça ou ruína procurada de livre vontade ou por falta de discernimento. Suicídio é tirar a própria vida.

Quem comete suicídio não tem salvação? Não existe base bíblica para se afirmar isso. Também não é bíblico dizer que os cristãos não podem cometer esse pecado. Podem, sim, cometer suicídio. Não perdem a salvação porque foram justificados por Jesus Cristo. Suicídio é pecado contra Deus. Porém, o verdadeiro cristão não é condenado pela quebra da Lei, pois Cristo fez um perfeito sacrifício vicário na cruz do Calvário.

“A cada 40 segundos alguém no mundo interrompe sua própria vida. No Brasil, ocorrem cerca de 11.000 suicídios por ano. São mortes que poderiam ser evitadas pelo simples fato de falarmos sobre o suicídio e doenças mentais. O papel de ajudar na prevenção do suicídio não deve ser só de médicos e profissionais de saúde, mas também de todos os cidadãos.” (Extraído do folder Suicídio não é tabu, da Libbs).

 “A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba orienta sobre o cuidado com base nos 3 As:

1. Atenção. Fique atento à mudanças de comportamento.

2. Acolhimento. Ao perceber o problema estabeleça um canal de diálogo.

3. Ação. Busque ajuda.

Fique atento aos seguintes sinais: isolamento; mudança de comportamento e irritabilidade; perdas importantes recentes (luto, divórcio, desemprego); desejo repentino de concluir afazeres pessoais, organizar documentos ou fazer testamento; discurso com desesperança, sem perspectivas de futuro e melhoria; mudanças no sono e apetite; falar sobre morte, suicídio ou vontade de sumir; machucar-se intencionalmente.

Você poderá procurar ajuda em: postos de saúde; Centro de Atenção Psicossocial (CAP); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ligue 156, para saber o serviço de saúde mais próximo da sua casa; Grupos de Apoio; Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 141. http://www.cvv.org.br/” (Baseado no folder SUICÍDIO. Precisamos falar sobre isso!, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba).

Se alguma pessoa próxima tem pensamentos suicidas você poderá ajuda-la da seguinte maneira:

“Não julgando. É comum depressão ser confundida com fraqueza, frescura, preguiça, mas nada disso é verdade. Então, apoiar, entender, e incentivar a busca pelo tratamento é a melhor forma de ajudar.

Amais deve-se desafiar a pessoa que está pensando em tirar sua vida, pois isto só potencializa o seu desejo […].

Estimule a pessoa a buscar ajuda profissional, pois psiquiatras e psicólogos podem dar o apoio do qual a pessoa necessita urgentemente.” (Libbs).

A prevenção ao suicídio começa com a informação. Estenda a sua mão amiga a quem precisa, pois essa causa é de todos nós!

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.