14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Começam os trabalhos de revitalização e limpeza dos lagos do Passeio Público

Relógios, medalhas, moedas e até aparelhos de telefonia celular foram encontrados após o esvaziamento do primeiro dos três lagos do Passeio Público. O processo faz parte do trabalho de limpeza, finalizada recentemente. Mas esta é apenas a primeira etapa de serviços para revitalizar o primeiro parque da cidade, opção de lazer dos curitibanos na área central.

“Este ano já recuperamos os portais e, após a limpeza dos lagos, devemos promover a revitalização do paisagismo”, revela o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil. “Estamos prevendo outras intervenções para garantir a qualidade da visitação”, completa.

O diretor lembra que não se fazia um trabalho completo de limpeza e manutenção dos lagos do Passeio Público há cerca de quatro anos. E é importante manter a área não apenas pela beleza, mas também porque os lagos foram construídos com a finalidade de conter a água das chuvas e evitar alagamentos. O volume total das três áreas chega a 11 mil metros cúbicos de água.

Passo a passo

A limpeza começou pelo menor dos lagos, que já estava com uma quantidade de água abaixo da sua capacidade em razão da estiagem e das rachaduras do fundo e bordas. A água – e os peixes – foram levados para o segundo lago para que fosse possível retirar o lodo, sedimentos e o lixo. A próxima etapa é a obra civil para o conserto das rachaduras.

As árvores do entorno recebem serviços de podas e as pontes estão sendo limpas e impermeabilizadas. Nesta semana começa o esvaziamento do segundo lago e a previsão é de que em cerca de dois meses, todo o trabalho seja finalizado. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS