13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Confira o espelho de correção das redações do Enem 2016

O espelho de correção as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já está disponível para consulta na página do participante.

Para ter acesso ao material, os candidatos devem entrar na página, inserir número do CPF e senha. Com o espelho, ele consegue saber como se saiu em cada uma das cinco competências, além de comparar o desempenho com o dos demais. Não é possível, porém, entrar com recurso.

O processo de vista pedagógica das redações começou em 2012. Além da nota, é apresentada também a descrição do nível que o participante alcançou em cada competência. São indicadas as características das redações alinhadas aos critérios de correção.

As redações do Enem são avaliadas por dois corretores independentes, que atribuem uma nota de zero a 200 pontos a cada competência. Uma terceira correção é feita em caso de discrepância maior do que 100 pontos na soma total das competências ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências. Persistindo a discrepância, o texto é encaminhado a uma banca especial que, formada por três membros, atribui a nota final.

Avaliação

O desempenho é avaliado de acordo com os seguintes critérios: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias ciências para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e, por último, elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, em respeito aos direitos humanos.

Em 2016, em função das invasões de alguns locais de prova, o Enem teve uma edição regular, uma edição extra para os afetados pelas manifestações e o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). O tema da redação do primeiro exame foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e o do segundo, Caminhos para combater o racismo no Brasil.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS