“A primeira cirurgia de captação de órgãos para transplante foi realizada no Hospital Geral de Curitiba (HGeC). É a primeira vez que a Organização Militar de Saúde (OMS) realiza um procedimento cirúrgico dessa complexidade desde sua criação, em 7 de abril de 1890. A rápida ação da equipe de saúde do HGeC permitiu que pacientes que aguardavam por um transplante de rins e fígado vissem suas esperas chegarem ao fim. O fato desse tipo de cirurgia ter ocorrido demonstra que o Hospital está preparado para esse tipo de situação e que pode contribuir para o processo de doação.” (5ª RM Em Ação. Resumo bimestral das principais notícias 3º Ano – Edição 11 – MAR/ABR).

Cel RENDEIRO e Equipe do Centro Cirúrgico Crédito: Com Soc do HGeC

As origens do Hospital Geral de Curitiba remontam à criação da “Enfermaria Militar do Corpo de Guarnição do Paraná”, em 01 de julho de 1862, surgida para atender ao aumento expressivo dos efetivos locais oriundos da reestruturação do Exército em distritos militares.

O Hospital Militar participou ativamente no atendimento às vítimas dos conflitos ocorridos na região, como a Revolta da Armada (1894), a Guerra do Contestado (1912-1916) e o Movimento Tenentista (1930-1932), destacando-se, ainda, no atendimento à população civil durante as epidemias de cólera e gripe espanhola de 1918.

O crescente aumento dos efetivos na guarnição levaria à aquisição de um novo terreno e a construção de uma edificação mais moderna, em estrutura pavilhonar, conforme a orientação arquitetônica da época. Assim surgia em 02 de junho de 1924, com a nova reestruturação do Serviço de Saúde do Exército, o Hospital Militar de Curitiba, construído num terreno de aproximadamente 24.000 m², limitado pelas ruas Vicente Machado, Francisco Rocha, Teixeira Coelho e Gutemberg, no bairro do Batel…”. (http://www.hgec.eb.mil.br/).

A par de sua história gloriosa, o Hospital Geral de Curitiba, dirigido atualmente pelo Cel Med ALBINO JOSÉ DA CRUZ RENDEIRO, é referência regional e nacional, tendo o seu laboratório sido constantemente premiado pela qualidade do trabalho desenvolvido.

Parabéns a todos os profissionais de saúde pelo seu dia, 27 de maio, que continuem trilhando pelo verdadeiro caminho da valorização profissional.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.