As crianças e adolescentes que participam do programa de contraturno escolar Escola + Esporte = 10 (EE10) foram desafiadas, na tarde desta quinta-feira (4/6), a participar de um minitriathlon dentro de casa.

A atividade on-line faz parte do Desafio Esporte em Casa da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Todas as quintas-feiras, às 14h, vídeos com atletas e ex-atletas curitibanos são postados na página do Facebook da Smelj propondo um desafio esportivo diferente. 

Nesta quinta-feira (4/6) foi a vez do ex-triatleta olímpico curitibano Juraci Moreira propor o desafio on-line.

“Esse desafio é para a gente se movimentar brincando, para a gente se divertir e movimentar o nosso corpo em casa”, explicou Juraci no vídeo. 

O objetivo do Desafio Esporte em Casa é que crianças e adolescentes continuem a fazer atividades físicas em casa durante este período de pandemia. 

O desafio do minitriathlon começou com uma simulação de natação em pé, com o corpo inclinado e repetindo o movimento de dez braçadas com cada braço. O segundo exercício foi simular o ciclismo. Sentado em um sofá ou cadeira, o triatleta explicou como fazer a pedalada no ar, com as pernas suspensas. A corrida no mesmo local terminou a sequência.

“A ideia é fazer o mais rápido possível e bem-executados os movimentos. Claro, respeitando a limitação de cada um e pegar o tempo dos familiares para ver quem ganhou”, disse Juraci, que representou o Brasil nas Olímpiadas de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). 

Vôlei 

Agora nas tardes das quintas-feiras as crianças e adolescentes já sabem que terão exercícios físicos para fazerem em casa. A série Desafio Esporte em Casa começou no dia 28 de maio com a atleta Gisele Miró, do Curitiba Vôlei. O primeiro desafio esportivo foi visto por cerca de 5 mil pessoas. 

As alunas Helena de Araujo Buchmann, 10 anos, que faz voleibol no EE10 no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) CIC, e Fernanda da Rosa Santos, 16 anos, que treina voleibol no EE10 na Rua da Cidadania Boa Vista, foram algumas das milhares que cumpriram o desafio.

As duas praticam voleibol, mas alunos de todas as modalidades do EE10 estão participando dos desafios, independentemente do que treinam.  

Atividades pedagógicas

A atividade on-line também une atividades pedagógicas. Todas as terças-feiras, também às 14h, são publicadas na página do Facebook da Smelj exercícios pedagógicos para crianças e adolescentes fazerem em casa, como caça-palavras, palavras cruzadas, formar palavras e curiosidades sobre a modalidade esportiva discutida durante a semana.

O Desafio Esporte em Casa é voltado para crianças e adolescentes que participam do programa de contraturno escolar Escola + Esporte = 10 (EE10). Como os desafios são públicos no Facebook todos podem participar e fazer as atividades em casa.