16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Curitiba atualiza número de casos confirmados de sarampo

Até esta quinta-feira (21/11), Curitiba registra 278 casos confirmados de sarampo no município neste ano – 28 deles são novos. A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 20 e 29 anos, o que corresponde a 54% do total. A idade mediana é de 22 anos.

Do total de casos confirmados, 30 são importados (na maior parte, a provável fonte de infecção foi São Paulo), e em 248 a transmissão foi secundária (quando uma pessoa transmite o vírus para outra que não viajou) ou são casos em que não foi possível determinar a pessoa responsável pela transmissão ou o local em que ocorreu o contágio. Em apenas 13 casos foi necessária a internação hospitalar – todos já tiveram alta.

Além dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), outros 373 casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Campanha

Até o dia 30 de novembro acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019, de segunda a sexta-feira, em 110 unidades de saúde de Curitiba. O dia D será em 30 de novembro, um sábado, quando algumas unidades vão abrir para a intensificação desta vacinação.

Nesta segunda etapa, o público-alvo são os jovens adultos entre 20 a 29 anos.

“O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde levando em consideração que nesta faixa etária está o maior número de indivíduos com sarampo no surto registrado atualmente no país”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.

Pela estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, esta campanha também é “seletiva”, ou seja, a vacinação é direcionada àqueles que fazem parte do público alvo e que não tenham sido vacinados anteriormente ou que não estejam com a situação vacinal em dia, conforme o Calendário Nacional de Vacinação (leia mais abaixo).

Primeira etapa

Na primeira etapa da campanha, que aconteceu entre os dias 7 e 25 de outubro, o público-alvo foram crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A escolha do público-alvo da primeira etapa, principalmente aqueles menores de 1 ano, foi pelo fato de nesta faixa etária haver a maior incidência da doença (número de casos por população) e também pelo risco destas crianças desenvolverem complicações decorrentes do sarampo.

Em Curitiba, a cobertura da vacina contra sarampo em crianças de 1 ano de idade é de 101,4% hoje. E, nos dez anos anteriores, essa cobertura vacinal ficou entre 93% e 100,4%.

Calendário Nacional de Vacinação

Em Curitiba, mesmo com a campanha, a vacinação de rotina nos 110 postos de saúde não deixa de acontecer, seguindo o recomendado pelo Ministério da Saúde, no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com esse calendário, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após um ano de idade.

Desde 22 de agosto, o Ministério da Saúde também recomendou uma dose extra para bebês entre 6 a 11 meses. Essa dose promove imunidade temporária, sendo necessário, após um ano, realizar as vacinas previstas no calendário de rotina da criança.

Do início do ano até 11 de novembro, foram aplicadas em Curitiba 189.817 doses de vacina contra o sarampo – quase o dobro que em todo ano de 2018 e mais que o triplo das doses aplicadas em 2017.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS