17.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Curitiba estuda instalação de piso gerador de energia em ciclovias

Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve na tarde desta segunda-feira (9/10) no gabinete do prefeito Rafael Greca. Acompanhado do superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, o grupo apresentou um sistema de geração de energia alternativa, que funciona por meio de sensores instalados em um piso.

No encontro, o prefeito anunciou que um trecho de ciclovia no Centro Cívico, próximo ao Palácio 29 de Março, vai ganhar o sistema em breve. “Vamos instalar em caráter de teste, pelo projeto de conscientização de energias alternativas do Vale do Pinhão”, disse o prefeito. “Mas a nossa ideia é evoluir para instalar uma fábrica do sistema na cidade, que nos permita ter grandes trechos de ciclovia fazendo caminhos de luz para os nossos ciclistas”, completou Greca.

A tecnologia já foi apresentada em março para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel. A empresa japonesa Sound Power, única detentora da tecnologia, escolheu Curitiba para testar o produto e estrear no mercado brasileiro. O projeto não terá custo para a Prefeitura.

Os estudos seguiram com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a sua área de energias alternativas. Desde a semana passada a comitiva trabalha nos ajustes do projeto e no termo de cooperação junto às equipes da secretaria.

Presenças

Participaram da reunião o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó, e a arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Denise Mitiko Murata. Da comitiva da Jica estiveram Kazuyo Yoshida, responsável pelo suporte às pequenas e médias empresas; Kohei Hayamizu, CEO da Sound Power Corporation; Shuichi Takano, Takanori Yasuda, Mitsuo Yamada e Noriko Tanaka, da Japan Development Service; e Yoshihiro Miyamoto, representante sênior da Jica no Brasil.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS