14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Desafio Sustentável recebe resíduos especiais neste sábado

Começou na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Eventos da FIEP, no bairro Jardim Botânico, o Desafio Sustentável, ação de coleta de 20 tipos resíduos realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, Sinduscon-PR e Fiep.

A ação continua neste sábado (11) e recebe pneus, gesso, madeira, tintas, latas em geral, óleo de cozinha, garrafas PET, sacos de cimento, caliça, pilhas e baterias, papéis, revistas e jornais, vidros e garrafas, plásticos em geral, remédios, material de demolição, móveis e roupas.

Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o Desafio Sustentável conta com o apoio de empresas especializadas nos diferentes tipos de material que, ao final, farão o processo de logística reversa, beneficiando o meio ambiente e a população em geral. Nos locais de coleta, ajudantes podem fazer o descarregamento.

“Qualquer pessoa pode participar e trazendo resíduos que tenha em casa ou na empresa. Não importa a quantidade. O que importa é dar o destino correto para cada tipo de material, sem permtir que acabem sendo descartados erradamente em terrenos, baldios, fundos de vale”, enfatiza o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

A analista de sustentabilidade da empresa Scwan Cosmetics, Fernanda Castro N. da Silva, conta que aproveitou a oportunidade para fazer uma campanha dentro da empresa. “Divulgamos o desafio entre os funcionários e convidamos a trazerem até a empresa os resíduos dentro deste perfil que eles tivessem em casa, para que trouxessemos até aqui. A adesão foi boa. Estamos entregando componentes eletrônicos, monitores, tintas, tubos e sobras de PVC”.

O engenheiro Marcelo Kloss, da Kloss Engenharia, achou a iniciativa relevante. “São resíduos que precisam ter o tratamento correto e que não temos quantidade suficiente para contratar um serviço terceirizado para este fim, ao mesmo tempo em que o volume é maior do que pode ser atendido pela limpeza pública”.

Para tornar a participação ainda mais atraente, food trucks funcionarão nos locais de coleta.

O Dia do Desafio encerra as comemorações da Semana Municipal de Meio Ambiente. São parceiras do evento: IPCC, FAS, Xibiu, Caliça Ambiental, OK Ambiental, Abrafati, Abeaço, Cooperativa de Catadores, Sinqfar, Aemarcc, Usipar e Abinee.

 

Dia do Desafio Sustentável (Sinduscon e FIEP)

Data: sexta-feira e sábado, 10 e 11 de junho

Locais: Fiep Jardim Botânico (Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico), das 9h às 22h, e na Fiep CIC (Rua Senador Accioly Filho, 298), apenas coleta de eletroeletrônico, das 9h às 20h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS