22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Detran Paraná promove ações de conscientização no Maio Amarelo

O mês de maio é de alerta para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres de todo o mundo. A campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou uma série de ações educativas em todo o Estado. Serão palestras, teatros, blitz, visita às escolas, universidades, passeios ciclísticos e passeatas ao longo do mês.

“Vamos trabalhar com diferentes públicos e materiais pensados para cada um deles. Teremos a continuação da campanha PerigosaMente, que usa desenho animado e jogos, para falar com as crianças. Trata-se de uma ação pensada no público jovem para as redes sociais. Teremos também um vídeo para TV voltado para o público adulto, além de peças gráficas, spots para rádio e campanhas online”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Serão mensagens diferentes, mas com a mesma ideia central: no trânsito cada escolha importa. Dirigir embriagado não é acidente, é escolha. Isso vale para quem fala ao celular ao volante, atravessa fora da faixa de pedestre, não usa capacete, não respeita os limites de velocidade e tantas outras atitudes que adotamos diariamente”, completa ele.

ATIVIDADES: Na sexta-feira (5), Dia Mundial do Trânsito, o Governo do Paraná lança a campanha 2017 junto com entidades parceiras. A solenidade, com o governador Beto Richa, acontece às 10h, no Palácio das Araucárias.

No mesmo dia, a partir das 22h, equipes do Detran fazem a ação Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija, em parceria com a equipe do projeto Balada Protegida da prefeitura de Curitiba.

No sábado (6), também na Capital, uma ação educativa para motociclistas acontece na rua João Negrão.

Em Maringá, na região noroeste do Estado, o Detran terá stand na Expoingá – entre os dias 4 e 14 de maio – e fará atendimento ao público, além de promover atividades de educação infantil durante o dia e ações do Se Liga no Trânsito durante a noite.

No dia 8, o Detran e os vereadores de Pato Branco apresentam o projeto de Lei Municipal que institui o Maio Amarelo na cidade. O evento será na Câmara dos Vereadores, às 13h30.

Nos dias 11 e 12, o atendimento ao público do Departamento e atividades educativas estarão em Palmital, na feira Paraná Cidadão. Em Curitiba, também no dia 12, acontece uma blitz educativa para pedestres, na rua XV de novembro, a partir das 9h.

Em Castro, nos dias 12, 13 e 14, o Detran fará palestras, jogos e brincadeiras no Parque Lacustre. A cidade terá ainda blitz para pedestres no dia 20, blitz para motoristas no dia 26 e encerrará o mês com um passeio ciclístico no dia 31.

No dia 20, o BPtran e a Conciclo realizam um passeio ciclístico interparques, a partir das 8h30, nos parques da Capital.

Nos dias 25 e 26, o Detran estará presente na feira Paraná Cidadão em Rio Bonito do Iguaçu. No dia 26, acontece ainda blitz educativa para motoristas e motociclistas em 10 pontos de Curitiba.

No dia 27, Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito, será feita uma caminhada pela vida. A saída será às 9h, da praça Santos Andrade até a Boca Maldita. À noite, equipes do Detran farão abordagens educativas no Curitiba Country Festival, alertando sobre os perigos de beber e dirigir.

Durante todo o mês, acontecem ainda palestras em escolas, atividades conjuntas com prefeituras, ONGs e entidades da sociedade organizada, além de ações nas 101 unidades do Detran em todo o Paraná.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS