23.1 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Educação divulga calendário da Trilha do Sagrado para o público

A Secretaria Municipal da Educação definiu o calendário das atividades do projeto Trilha do Sagrado, que promove visitas ao Setor Histórico de Curitiba com objetivo de conhecer tradições e costumes religiosos, explorando a diversidade religiosa da cidade. A atividade foi aberta ao público em geral e a terceira edição destinada a qualquer pessoa interessada está marcada para o próximo sábado (1/7), das 9h às 12h.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ensinoreligioso@sme.curitiba.pr.gov.br. Ainda há vagas para esta edição. É necessário enviar nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. As vagas são limitadas e o ponto de encontro é em frente à Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes.

Nesta segunda-feira (26/6), a Secretaria da Educação anunciou as datas das edições para o público até o fim do ano. A meta é que elas sejam oferecidas aos sábados. Haverá edições da Trilha do Sagrado nos dias 5 de agosto, 30 de setembro, 11 de novembro e 2 de dezembro.

Em duas edições, o percurso terá alguma temática diferenciada. Na edição de setembro, o tema será como as diferentes organizações religiosas veem a criança. Na de dezembro, como as organizações religiosas fazem as comemorações natalinas.

A Trilha do Sagrado começou a ser oferecida aos professores de Ensino Religioso e já foi adaptada para crianças. Com a manifestação de interesse do público foi ampliada.

“A atividade proporciona bons momentos de estudo, diálogo, troca de experiências. É preciso compreender a diversidade religiosa e respeitar a fé e a crença do outro”, explica a Karin Willms, integrante da equipe de Currículo da Secretaria Municipal da Educação.

Ela ressalta que, na rede municipal de ensino, o Ensino Religioso explora quatro matrizes: africana, indígena, oriental e ocidental. “Talvez a população nem saiba, mas Curitiba é referência no Ensino Religioso e recebe visitas de pessoas de outras cidades brasileiras e até de outros países”, afirma.

O Ensino Religioso nas escolas contribui para o respeito a todas as religiões, por meio do conhecimento de diversas culturas, tradições religiosas e suas manifestações. Os conteúdos e as atividades seguem o que estabelece a legislação, válida a todas as escolas do país.

O que ver

O trajeto de cerca de 1.250 metros dura aproximadamente duas horas de caminhada. O percurso inicia na Praça Tiradentes com a visita aos irôkos (árvores sagradas do candomblé) e a estátua do indígena Tindiquera (que representa a presença da matriz indígena em nossa cidade), seguindo para a Catedral e as igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente, Igreja do Rosário, Isckon, Igreja Luterana, Arquidiocese de Curitiba, Igreja de São Vicente de Paulo, Templo Hare Krishna, Mesquita Iman Ali Ibn Talib.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS