19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Empresa Fácil simplifica abertura de novos negócios em Curitiba

Abrir uma empresa em Curitiba ficará mais fácil a partir desta quinta-feira (3/8), graças à implantação da Redesim. No Paraná, a Redesim ganhou o nome de Empresa Fácil e promete integrar todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de uma empresa em um único sistema.

Nesta primeira fase, o sistema unifica o cadastro geral da empresa na Junta Comercial com a consulta de localização. A consulta serve para verificar se o imóvel de interesse do empreendedor comporta o negócio que ele pretende montar na região escolhida.

O secretário municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, ressalta que, pelo sistema, o empreendedor terá um retorno em 48 horas. “Isso poupa tempo e também evita confusões, pois os empreendedores podem consultar o nome da empresa e o endereço em uma única plataforma”, explica. A consulta de localização ganhou o nome de Consulta Prévia de Viabilidade (CPV).

Para os casos em que a empresa é classificada como de baixo risco, o empreendedor segue o caminho atual. Entra na página da Receita Federal, onde faz a coleta de CNPJ, e tem seu Documento Básico de Entrada (DBE) liberado. A DBE é encaminhada para a Prefeitura de Curitiba, que libera o alvará e o CNPJ.

Nos casos de empreendimentos de alto risco, as solicitações permissíveis serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Urbanismo,e as proibidas serão indefinidas.

A implantação do sistema é uma medida do Plano de Governo do prefeito Rafael Greca, que pretende desburocratizar a abertura de empresas em Curitiba. A segunda fase de implementação está prevista para acontecer ainda em 2017. “Na próxima fase, outros órgãos serão integrados à plataforma, como a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, diz César.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS