14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Encontro Nacional de Violas terá masterclasses e concertos diários

Curitiba recebe de 24 a 28 de outubro, o III Encontro Nacional de Violas. Violinistas iniciantes e avançados poderão participar do encontro que oferece masterclasses e palestras na Escola de Belas Artes do Paraná (Embap) e concertos diários e gratuitos de professores na Capela Santa Maria. As inscrições estão abertas, mais informações no  site http://abraviolistas.wixsite.com/abrav/associao

Professores de universidades e músicos de orquestras do país ministram cursos dividindo conhecimento e estudo com os participantes. Alguns dos confirmados são os violistas Alexandre Razera, Horácio Schaefer, Gabriel Marin, Renato Bandel, Ricardo Kubala, Ulisses Silva, Hella Frank, Roberto Huebner, Jairo Chaves, Emerson de Biaggi, Camila Meireles e Marco Catto.

A programação conta ainda com as fases semifinal e final do Concurso Nacional de Viola (II Connvio). Esse concurso tem como prêmios uma viola para o primeiro colocado e arcos para os segundo e terceiro colocados.

Concertos

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba será a anfitriã do evento e participa na abertura e no encerramento. No concerto da terça-feira (24/10), sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso, o violista Ulisses Silva fará um solo com a Camerata, na obra TrauerMusik, de Paul Hindemith (1895-1963). O programa conta ainda com obras para orquestra, como Metamorfoses, de Richard Strauss (1864-1949) e Noite Transfigurada, Op. 4, de Arnold Schoenberg (1874-1951).

No encerramento de domingo (28), com direção musical de Fernando Cordella, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa obras de Radamés Gnattali (1906-1988) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). Integram o concerto solos de viola de Horácio Schaefer, Marcelo Jaffé, Emerson de Biaggi, Carlos Aleixo, Renato Bandel e Alexandre Razera.

Outras informações pela página do facebook: https://www.facebook.com/ABRAViolistas/

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS