14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Ensemble de Cordas da Orquestra de Câmara faz concerto gratuito

Em apresentação única, o Ensemble de Cordas da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta sextetos de Strauss e Dvorák, neste sábado (21/04), na Capela Santa Maria, a partir das 18h30. Serão executadas duas composições, sobre a direção musical do spalla, Winston Ramalho.

Na temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba, os ensembles serão gratuitos, os ingressos serão distribuídos na Capela Santa Maria, a partir desta quarta-feira (18/04), às 9h.

Abre o concerto a obra de Richard Strauss (1864-1949) para sexteto de cordas, extraído da ópera Capriccio – uma “conversa em música”.  A continuação se dá com o sexteto de cordas em Lá Maior Op. 48, de Antonín Dvorák (1841-1904).

Esse é o primeiro Ensemble de Cordas desta temporada, outros quatro estão previstos para esse ano. A intenção é que os instrumentistas se dividam para apresentar repertórios clássicos compostos para formações menores, como sextetos e quintetos.

“Essa é uma ideia de explorar o talento individual dos músicos da Camerata e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara”, explica o diretor musical.

Diretor Musical

Winston Ramalho é um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Como dizia seu grande mestre Tibor Varga: “Mãos perfeitas para o violino como as de Winston só nascem de 10 em 10 anos”.

O violinista já participou em concertos e recitais de câmara no Brasil e em países como Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia, Bélgica. Também se apresentou como solista e camerista em consagradas salas de concerto como o Barbican Hall em Londres, Musikverein de Viena, Stefaniensaal em Graz, Teatro Guaíra em Curitiba e a Sala São Paulo.

Foi solista de importantes orquestras como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Orquestra de Câmara Tibor Varga (onde também atuou como spalla), London Schools Symphony Orchestra, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Filarmônica   UniCesumar.

Atualmente leciona nos principais festivais do Brasil e América do Sul e é spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba e Camerata Antiqua de Curitiba.


Serviço: Ensemble de Cordas da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta sexteto de Strauss e Dvorák

Direção Musical Winston Ramalho (PR)
Data: Sábado, 21 de abril
Horário: 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS