23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Escola Pública de Trânsito oferece cursos e capacitações para os condutores de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba inaugurou em setembro de 2015 a Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O espaço, localizado no Bosque da Fazendinha, tem como sede a Casa Klemtz, imóvel histórico da cidade que foi reformado e centraliza as atividades da área de educação da Setran, oferecendo cursos de qualificação e treinamentos.

Para 2016, a Eptran já tem definido um calendário de atividades e capacitações. Os cursos oferecidos são destinados a condutores de todos os modais – motoristas do transporte coletivo, taxistas, motofretistas, ciclistas, motoristas do transporte escolar. Também estão previstas as capacitações dos monitores de eventos, da Operação Escola e da Operação Igreja, e as atividades do projeto Trânsito com Educação, destinado a escolas da rede municipal de ensino.

A implantação da Eptran atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que no parágrafo segundo do artigo 74 determina que os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Na área externa do bosque foi construído um circuito que simula o que acontece na via pública – com semáforos, faixas de pedestres, travessias elevadas, ciclovias e minicarros doados pelo Instituto Renault. A pista é destinada ao ensino de trânsito para crianças e adolescentes.

“Com essa nova estrutura, incentivamos a formação no trânsito das novas gerações e também vamos capacitar permanentemente todos os participantes do trânsito na cidade. Vamos também estabelecer parcerias com entidades e a sociedade civil para mudar a cultura de violência no trânsito, prevenir acidentes e termos o espaço público mais calmo e compartilhado por diferentes modais em Curitiba”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, alunos de escolas da rede municipal de ensino iniciaram as visitas à Eptran e participaram de atividades educativas e recreativas nas salas de treinamento e no laboratório de informática da Casa Klemtz, além das aulas de trânsito no circuito. Em dezembro, também foram iniciadas as capacitações de turmas de monitores de grandes eventos na cidade e das operações Igreja e Escola.

“A Escola Pública de Trânsito é um espaço de referência na educação no trânsito. As atividades serão de compartilhamento e terão como temas tudo o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro: direção defensiva, primeiros socorros, legislação e o necessário para uma maior harmonia nas ruas de Curitiba”, diz a secretária Municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

As informações sobre todos os procedimentos necessários para os requerimentos da Operação da Escola e da Operação Igreja, assim como das demais atividades e capacitações podem ser obtidas na sede da Eptran (Rua Carlos Klemtz, 523 – Fazendinha) ou solicitadas pelo e-maileptran@setran.curitiba.pr.gov.br.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS